A Roma anunciou nesta quinta-feira (17) que vai reassumir a gestão dos produtos com a marca do próprio clube. Até o momento, quem fazia isso era a Nike, patrocinadora técnica do clube italiano. As informações são do diário esportivo Il Romanista.
De acordo com a publicação, a Roma comprou a AS Roma Merchandising, empresa criada pela Nike em 2013, ano em que clube e marca assinaram uma parceria para fornecimento de uniformes por 10 anos. A empresa gerencia, desde então, os direitos de varejo, licenciamento e merchandising dos produtos com a marca Roma.
Ainda de acordo com o Il Romanista, o time da capital italiana, e principalmente seu presidente, o bilionário americano James Pallotta, esperam que a estratégia sirva para aumentar as receitas do clube.
O acordo tem diversas semelhanças com outro, feito em junho de 2018, que envolve o Barcelona. À época, o clube espanhol assumiu o controle das mercadorias que levam o nome do Barça ao passar a gerir a FCBMerchandising, empresa que também era de propriedade da Nike e com a qual a fabricante americana cuidava dos produtos da equipe nos últimos 16 anos.
No Brasil, vale lembrar o caso do Palmeiras, que, em 2011, escolheu a empresa Meltex para fazer os produtos têxteis licenciados do clube. Á época, houve desavenças entre Palmeiras e Adidas em relação ao assunto.