Dois dias após disputar a primeira semifinal da Copa del Rey contra o Barcelona, o Real Madrid quis dar um passo à frente do rival e anunciou a renovação do contrato de patrocínio com a Audi. A montadora alemã, que faz parte do grupo Volkswagen, permanecerá como parceira global de futebol e basquete do clube madrilenho até o final da temporada 2022/2023.
De acordo com a imprensa espanhola, o acordo coloca um pouco de pressão sobre o Barcelona, já que as conversas entre o clube catalão e a Audi não estão evoluindo como aconteceu no caso do Real Madrid. Vale lembrar que a montadora alemã é, há alguns anos, uma das únicas a apoiar os dois rivais, ativando, inclusive, ambos dentro de campo quando ocorre um “El Clásico”, como foi o caso da última quarta-feira (6).
Atualmente, as outras marcas com as quais os dois clubes compartilham laços são a Coca-Cola, a Betfair e CaixaBank. As três, no entanto, em níveis mais baixos na pirâmide de patrocínios.
Os valores da prorrogação do contrato da Audi com o Real Madrid não foram revelados, mas fontes da imprensa espanhola garantem que o clube presidido por Florentino Pérez conseguiu um aumento no montante a ser recebido.
Pelo novo acordo, a empresa alemã continuará com a marca estampada em todos os assentos dos bancos de reservas do Estádio Santiago Bernabéu, assim como na sala de imprensa. O que também permanece é a já tradicional entrega de carros para todos os jogadores do elenco profissional. A ação costuma gerar um alto nível de interações na internet, por combinar fotos tradicionais com imagens mais atraentes, como corridas de carros entre jogadores de futebol.
“Com as redes sociais, estamos obtendo o mesmo nível de retorno de mídia em eventos de entrega de carros do que com imagens de televisão”, afirmou, em 2016, o diretor de patrocínios da Audi na Espanha, Pepe Soler, em entrevista ao site espanhol Palco23.
Com o novo contrato, a montadora alemã continua no segundo nível da pirâmide de parceiros comerciais do atual tricampeão da Liga dos Campeões. A marca tem a companhia da cervejaria Mahou, da fabricante de pneus Hankook, da marca especializada em cosméticos Nivea, da empresa de moda Hugo Boss, da plataforma de negociação Exness e da companhia de jogos eletrônicos EA Sports. Acima, estão apenas Emirates e Adidas.