O Rio Open pode ser considerado o evento esportivo com o maior número de patrocínios no país. No complexo de quadras do Jockey Clube do Rio estarão envolvidas 40 marcas diferentes.
O que pode explicar em parte o segredo do sucesso comercial do torneio, além de sua grandiosidade, é o fato de que os organizadores têm usado serviços prestados pelos parceiros como forma de potencializar o patrocínio.
Boa parte dos patrocinadores do torneio pode usar o evento para mostrar o tipo de produto que oferecem ao consumidor final. A maior novidade deste ano será da Zetaflex. A empresa, que é “gold sponsor” do Rio Open, fornecerá um serviço para os atletas. Um toldo retrátil para servir de cobertura durante o descanso entre os pontos. Além disso, a empresa também fará uma nova passarela de acesso entre o Corcovado Club e o camarote na quadra principal. Ao torcedor “comum”, será possível sentar num espaço que é igual ao banco dos atletas e tirar fotos.
“Sabemos do potencial dos nossos produtos para aprimorar a infraestrutura desses ambientes esportivos. Esperamos surpreender o público e os atletas com essa inovação”, disse em nota Júlio Zveibil, diretor geral da empresa.
Além da Zetaflex, outras marcas ativarão o patrocínio com a prestação de serviços. A Segurpro será responsável pela segurança do evento e do acervo da ex-tenista Maria Esther Bueno, que será homenageada com uma exposição no torneio. Já o Santander fará uma ação em que clientes do banco poderão usar o método de pagamento por aproximação dentro da área do Jockey Clube. A seguradora Tokio Marine oferecerá 55 cofres para torcedores guardarem os pertences durante os jogos.
Zetaflex terá toldos retráteis para os jogadores durante intervalos de pontos / © Máquina do Esporte
Outros parceiros vão faturar com venda de produtos. A Head criou uma bola personalizada do torneio, enquanto a Fila tem toda uma linha de vestuário com a marca Rio Open. A rede Cinemark de cinemas criou um balde de pipocas em formato de bola de tênis, que estará também disponível ao torcedor no Jockey. Por fim, a Lidio Carraro produzirá o espumante oficial do torneio. Esses produtos serão vendidos exclusivamente na Le Boutique, loja oficial da competição.