Não ser apenas um torneio de tênis. A todo momento em que se anda pelo Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, essa mensagem fica explícita para o mercado e o público presente para prestigiar o evento. E, num dia em que a chuva atrapalhou bastante a programação de jogos, foram os pilares que sustentam esse conceito que deixaram o público entretido no Jockey sem tênis, mas com bastante diversão.
O Rio Open é realmente o maior torneio de tênis da América do Sul, o único nível ATP 500, e sempre com jogadores entre os 20 melhores do mundo, mas, no fundo, ele mostra que pode ser muito mais do que isso.
Torcida passeou pelo Jockey e se entreteve com serviços de patrocinadores / © Máquina do Esporte
Desde sua criação, em 2014, o torneio tem aumentado o número de patrocinadores e de marcas que aparecem para o público durante a semana de realização. Em 2019, a ideia é que o evento se torne uma experiência única para qualquer um que vá ao Leblon, na zona sul da capital fluminense, seja ou não um amante do tênis. Para isso, se baseia em quatro pilares principais.
“Trabalhamos com a gastronomia, a arte e a música, e ainda o lifestyle. Além disso, o último pilar tem as ações sociais, que são justamente a responsabilidade que a gente tem com o torneio de gerar um impacto econômico positivo e valorizar os projetos sociais que o Rio Open apoia”, explicou Márcia Casz, diretora geral do Rio Open.
A gastronomia pode ser vista no Leblon Boulevard, espaço de quase 10 mil metros quadrados, em que ficam os estandes de diversos patrocinadores e também as marcas que servem comidas e bebidas. Entre os destaques estão o estande da CT Boucherie, do chef Claude Troisgros, e da vinícola boutique Lídio Carraro, que é responsável pelos espumantes e vinhos oficiais do torneio.
Pelo lado da música, são seis shows programados, com destaque para a banda Os Britos, que tocarão logo após a final, no domingo (24) e encerrarão as atividades do Rio Open. Na arte, há diversas esculturas do artista plástico carioca Raul Mourão espalhadas por todo o espaço do Jockey Club usado pela competição, enquanto o lifestyle fica por conta da Fila, que veste todo o staff, além de boleiros e árbitros com peças produzidas especialmente para o evento.
Por último, ainda há o lado social. Ao todo, cinco projetos recebem o apoio do Rio Open, que fará diversas ativações para celebrar este pilar que é um orgulho do torneio. Vale lembrar que existem outros projetos envolvidos no evento, os quais recebem o apoio de alguns dos patrocinadores.
A expectativa do Rio Open 2019 é receber 50 mil pessoas ao longo da semana de torneio para mostrar que o evento vai muito além do saibro. E dá para dizer que logo no primeiro dia da chave principal, disputado nesta segunda-feira (18), o sucesso da ideia já ficou claro. O espaço do Leblon Boulevard ficou lotado, com fãs consumindo comidas e bebidas, visitando os estandes das marcas e aproveitando para fazer compras na loja oficial do torneio. Até mesmo o show de encerramento do dia acabou tendo público, apesar de toda a chuva.
O tênis? Esse daí deve ficar para a terça-feira…
Apesar da chuva, torcedor curtiu o show do Triossauros no final do dia / © Foto Jump – Rio Open