A Confederação Brasileira de Futebol anunciou, nesta quarta-feira (3), os detalhes das nove primeiras rodadas do Brasileirão deste ano. Além da data e do local das partidas, a entidade colocou em planilha as transmissões dos eventos, divididos entre Globo, SporTV, Premiere e TNT, da Turner, para as equipes que fecharam com o Esporte Interativo. E o principal destaque foi o Palmeiras: o atual campeão não terá transmissão alguma em cinco dos nove jogos.
O time paulista estreia contra o Fortaleza, em São Paulo, com exibição da TNT. Já na rodada seguinte, na tarde do feriado de 1º de Maio, o Palmeiras estará completamente fora da televisão, em duelo contra o CSA, em Alagoas. Assim acontecerá em outras quatro rodadas entre os primeiros eventos do Brasileirão.
Palmeiras é o atual campeão brasileiro (Foto: Reprodução)
A CBF, por sinal, considerou a situação da divisão entre emissoras. Ao menos nesse início de torneio, a TNT terá pelo menos uma partida por rodada para transmitir. E isso inclui o clássico entre Palmeiras e Santos, na quinta rodada.
Esta foi a segunda vez nesta semana que o torcedor palmeirense ficou isolado graças à ausência de contrato do time com a Globo. Sem acordo, a emissora foi obrigada a tirar os jogadores da equipe do jogo Cartola FC, que teve a versão deste ano apresentada de forma oficial na manhã da última terça-feira (2).
O embate entre Palmeiras e Globo está na proposta da emissora, com redução nos valores para os times que acertaram com o Esporte Interativo. O canal alega que, sem todos os contratos, a entrega de mídia das equipes fica limitada. O clube paulista, no entanto, tem se mostrado irredutível nas negociações.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, as conversas entre Globo e Palmeiras permanecem, por ora, emperradas. Ainda não há sinal de desfecho favorável.
Caso não assine com a emissora até o início do Brasileirão, o Palmeiras será o único time do torneio que ficará fora da televisão aberta. Bahia e Athletico Paranaense também não tinham assinado com a Globo, mas se acertaram com o canal no início deste ano. A equipe de Curitiba, por sinal, também tinha incômodos como a diferença ofertada pelo grupo de mídia para as equipes que mantêm contrato com a Turner para a televisão fechada, mas o contrato foi assinado na última semana.
LEIA MAIS: Análise: Palmeiras prejudica seu próprio torcedor
No pay-per-view, por outro lado, o Athletico não assinou com a Globo, assim como o Palmeiras. O canal Premiere, portanto, terá o desfalque de pelo menos duas partidas a cada rodada (uma quando as duas equipes se enfrentarem). Para os torcedores paulistas, esse será mais um entrave para assistir aos jogos da equipe alviverde.