As finais do Novo Basquete Brasil (NBB) já estão sendo usadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para estrear um novo tipo de interatividade na transmissão realizada pelo Facebook. O primeiro duelo entre Flamengo e Franca, no último sábado (18), já contou com a inserção de grafismos diferenciados durante alguns lances de destaque da partida. Após a jogada, uma mensagem surge na tela.
A ideia da LNB é transformar a transmissão na rede social numa reprodução similar ao que acontece num jogo de videogame. O objetivo, claramente, é se aproximar do público mais jovem a partir de uma linguagem mais descontraída.
Dessa forma, quatro diferentes inserções estão programadas. As frases “AQUI NÃO”, quando houver um toco, “CRAVADA”, logo após uma enterrada, “REI DO GARRAFÃO”, quando o atleta pontuar dentro da área pintada, e “3 PONTOS” pegando fogo, depois de um tiro longo que for convertido.
Foto: Reprodução / Facebook (@NBB)
A ideia, segundo a liga, é com a iniciativa ter “um ganho de interatividade e mudar a perspectiva de quem acompanhar o jogo pelo Facebook”. Os duelos das finais serão transmitidos pela rede social, pela Band, ESPN e Fox Sports.
A transmissão via Facebook tem recebido uma maior atenção da liga nesta temporada. Além dos grafismos inéditos nas finais, os jogos serão marcados pela apresentação de um programa pré e pós-partida, em um oferecimento da Budweiser, que assinou recentemente um contrato para ser patrocinadora do NBB.
Neste ano, a liga apostou numa transmissão multiplataforma. Sem ter parceria com o Grupo Globo, o NBB assinou com Twitter, Facebook, Band, BandSports, ESPN e Fox Sports. Cada empresa exibiu um jogo por semana da temporada.