Estreante no patrocínio a uma final de Champions League, o banco Santander usou o fato de a decisão entre Liverpool e Tottenham ser realizada em Madri, na Espanha, para criar uma campanha de receptividade aos torcedores que desembarcaram na capital espanhola.
O Santander era o único entre os patrocinadores da Uefa a ser uma empresa espanhola. Assim, o banco decidiu facilitar a vida do turista que foi a Madri por conta do jogo decisivo. A empresa lançou a campanha “Cidadãos do Futebol – Bem-vindos à casa”, em que uma série de ações nas ruas de Madri atendia os torcedores.
Entre 26 de maio e 2 de junho, a marca espalhou diversas peças publicitárias com o slogan da campanha pela capital espanhola. Pontos de ônibus, praças e estações de metrô e trem ficaram até o domingo, dia seguinte à final, com a propaganda.
Além disso, o Santander promoveu um city tour guiado, a pé, pela cidade de Madri. Da mesma forma, um ônibus de turismo para percorrer a cidade foi envelopado com a marca do banco e a imagem da campanha publicitária.
Na Plaza Mayor, o banco montou uma arena em que relembrava diversos momentos da Champions League, além de criar um bar para os torcedores. No espaço, também foi realizada uma competição entre crianças de ONGs de todo o mundo. Ronaldo Nazário, embaixador da marca, deu o pontapé inicial para a competição.
Campo de futebol usado pelo Santander para ativar o patrocínio à Champions League (Foto: Máquina do Esporte)
Para os canais digitais, a empresa realizou a Influencers Cup, uma competição de futebol 5×5 com influenciadores digitais dos mais diferentes países.
Para reverberar o patrocínio na mídia em geral, o banco ainda criou uma casa para a imprensa. Nela, ex-jogadores campeões da Champions League estiveram presentes durante a semana para conceder entrevistas. Astros espanhóis como Morientes, Reina e Mendieta, além de ídolos mundiais, como o argentino Cambiasso e o francês Pires, estiveram na casa.
Dentro do estádio Wanda Metropolitano, o banco recebeu 1.300 convidados para acompanhar a final. Eles marcaram presença na Champions Village, local em que os patrocinadores recepcionam seus convidados em ações internas.
*O repórter viajou a convite da Nissan