Em setembro do ano passado, a Uefa anunciou que teria, em breve, uma plataforma de streaming própria. O tempo passou, e a Uefa.tv acaba de surgir oficialmente como uma plataforma de entretenimento que oferecerá programação original baseada em 60 anos de arquivo do futebol europeu, além de se tornar um veículo para transmissão de competições de base, de mulheres e de futsal da entidade, sempre deixando claro que não quer competir com os canais de televisão, mas sim ser um “complemento”.
Por último, a plataforma ainda servirá para promover todas as competições da Uefa, oferecendo conteúdo de bastidores, entrevistas e uma grande variedade de conteúdos adicionais. Todo o conteúdo de vídeo está por trás de uma inscrição gratuita, com os interessados tendo a oportunidade de ver os jogos das competições europeias ao vivo, mesmo quando não houver detentores de direitos no território em que vivem.
A novidade, agora, é que, já a partir da próxima temporada, a Bundesliga será a primeira liga nacional a ser representada no novo portal digital do órgão regulador europeu. O acordo entre a Uefa e a DFL, organização que gerencia as duas principais divisões do futebol alemão, prevê um canal separado na plataforma de streaming com vídeos da Bundesliga.
O serviço estará disponível a partir do lançamento e incluirá destaques pós-rodadas de final de semana e shows como o “Bundesliga Special”, em linha principalmente com os interesses dos fãs internacionais. Além disso, arquivos de jogos antigos da Bundesliga e partidas clássicas da Champions League envolvendo times alemães também estarão disponíveis.
Foto: Reprodução / Site (dfl.de)
“O cenário digital está evoluindo, e precisamos estar em uma posição em que possamos antecipar e responder a essas mudanças. A Uefa é uma organização inovadora e, ao introduzir esta plataforma, tornaremos o futebol e as nossas competições mais acessíveis aos adeptos em todo o mundo. A nossa parceria com a Bundesliga é mais um exemplo da unidade do futebol europeu e demonstra claramente o nosso desejo de abordar oportunidades futuras em conjunto para a promoção do nosso desporto”, revelou Aleksander Čeferin, presidente da Uefa.
“O uso da mídia está mudando constantemente. O novo serviço de transmissão da Uefa é um passo muito oportuno para alcançar os adeptos do futebol em todo o mundo, especialmente os grupos-alvo mais jovens. A DFL tem consistentemente apoiado e iniciado inovações tecnológicas e de mídia desde que foi fundada. Estamos, portanto, muito satisfeitos por sermos o primeiro parceiro em termos de campeonato nacional neste projeto, o que nos permitirá agregar ainda mais pessoas ao redor do mundo empolgadas com a Bundesliga no futuro”, afirmou Christian Seifert, CEO da DFL.
Vale ressaltar que, ao menos por enquanto, o conteúdo da Bundesliga na Uefa.tv estará presente apenas em alguns dos principais mercados europeus, como Reino Unido, Itália, Polônia, Rússia, Espanha e Turquia, bem como no Oriente Médio e na África. A plataforma de streaming da Uefa está disponível no endereço www.uefa.tv e em dispositivos móveis como iOS e Android.