A etapa brasileira da World Surf League (WSL), Liga Mundial de Surfe, será realizada a partir desta quinta-feira (20) até o próximo dia 28 em Saquarema (RJ). Além de grandes nomes brasileiros da modalidade que estarão na água, como Gabriel Medina e Filipe Toledo, a etapa também promete chamar atenção do público fora do mar.
Batizada de Oi Rio Pro por contar com o patrocínio da empresa de telefonia como apresentadora do evento, a etapa ainda contará com aportes de empresas como Jeep, Red Bull, Corona e Subway. As quatro marcas terão locais próprios dentro da WSL House, um espaço múltiplo criado para os fãs do esporte e que servirá de ativação para os patrocinadores. A Oi Rio Pro ainda terá os copatrocínios de Bravecto e La Roche-Posay, além do apoio de Pulse e DeROSE Method.
A WSL House é uma ideia colocada em prática em conjunto pela própria WSL com as agências V3A e 213 Sports, que conta com o apoio dos patrocinadores. O intuito é oferecer “um mar de experiências” ao público que comparecer para prestigiar o campeonato. O espaço funcionará diariamente com uma intensa programação de eventos.
Foto: Divulgação / Oi Rio Pro
“A WSL House é um espaço gerador de conteúdo que promete integrar ainda mais marcas e a comunidade brasileira do surfe”, explicou Fernando Cachinho, diretor de novos negócios da V3A.
“A WSL House será uma extensão do que acontecerá na água e nas areias. Percebemos o interesse crescente das marcas em se manterem cada vez mais próximas do lifestyle do esporte para muito além das competições, através de arte, música, experiências e entretenimento”, revelou Pedro Dau de Mesquita, diretor comercial da 213 Sports.
Entre as atrações, estará o Museu Oi Rio Pro, exposição com curadoria do Studio Peixe, que contará a história de cinco anos da etapa brasileira no Rio de Janeiro, por meio de imagens e material de acervo, além de exposição dos troféus dos campeões da etapa. Outro destaque será o Oi Rio Pro Studio, ativação com área de fotografia na qual o público viverá a experiência de um atleta participando de uma entrevista.
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Por sua parte, os patrocinadores também esperam mexer com o público. A Jeep apresentará aulas ao ar livre em parceria com a DeROSE Method, no deque da WSL House. Haverá ainda outras atividades ao ar livre, como slackline, futmesa e futevôlei, oferecidas pela marca Pulse.
O espaço para a arte também está garantido, com o Subway convidando artistas profissionais para ministrarem oficinas de customização de quilhas de pranchas, experiência inédita nos seis anos de Oi Rio Pro. Ainda haverá live painting em pranchas de surfe apresentadas pela La Roche Posay, e a Flutuar estará presente na área externa da WSL House com um bus store de sua linha de produtos.
“Com a WSL House, criamos um ambiente que possibilita uma conexão dos fãs com seus ídolos. Além disso, por termos uma programação intensa, mesmo após as baterias, o Oi Rio Pro ganha ares de um festival, com muita música e entretenimento. Este ponto é especialmente relevante por estarmos em Saquarema, uma cidade pequena que se transforma com a chegada do campeonato. Queremos fazer da WSL House este grande ponto de encontro entre fãs, ídolos, recém-chegados, surfistas profissionais, marcas patrocinadoras e o público”, destacou Xandi Fontes, diretor geral da WSL na América do Sul.
Foto: Kelly Cestari / WSL
Por fim, a etapa brasileira ainda promete ecoar ainda mais um assunto que vem sendo cada vez mais discutido no esporte mundial. No mês em que diversas jogadoras fazem protestos durante a Copa do Mundo Feminina pela igualdade entre homens e mulheres no futebol, entre elas a brasileira Marta, o surfe já resolveu a questão desde o início do ano.
Em um anúncio realizado em setembro do ano passado, a WSL já havia garantido que, a partir de janeiro, todos os eventos organizados diretamente pela organização teriam premiações iguais nas categorias masculina e feminina.
E a promessa se cumpriu. A World Surf League foi a primeira e ainda é a única liga esportiva global com sede nos Estados Unidos a promover a igualdade da premiação em dinheiro para homens e mulheres.