O Barcelona anunciou, na última terça-feira (25), uma parceria com a Roblox, plataforma on-line que permite que os usuários criem seus próprios jogos. O primeiro ato do acordo foi divulgar o novo uniforme titular do clube para a temporada 2019/2020 na plataforma. Diversos clubes já utilizaram uma estratégia parecida com o jogo Fifa, da EA Sports, para anunciar seus novos uniformes, o que parece revelar uma nova tendência no mercado.
Com a parceria com a Roblox, o Barcelona tem como principal objetivo alcançar a chamada “Geração Z”, que tem como uma de suas características mais conhecidas o apreço pelos jogos digitais. A partir de agora, os membros da plataforma poderão atuar em vários jogos como um dos dois avatares equipados com a nova camisa do time catalão, que pela primeira vez na história do clube apresenta um estilo xadrez, que lembrar o estilo da tradicional camisa da seleção da Croácia, em vez das listras vermelhas e azuis verticais.
Foto: Divulgação / Barcelona
Um comunicado oficial divulgado no site do Barcelona afirma que a Roblox tem 90 milhões de usuários em todo o mundo, a maioria dos quais se enquadra na categoria “Geração Z” de crianças e adolescentes.
“Esta parceria ajudará o clube a se conectar com milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo por meio de uma experiência de jogo única. Na área digital do FC Barcelona, acreditamos firmemente que a melhor maneira de conectar e gerar engajamento com nosso público é criar novos canais de comunicação que possibilitem a interação entre o mundo digital, o entretenimento e o esporte. Esta é a primeira de muitas iniciativas que apresentaremos em breve”, revelou Dídac Lee, chefe do departamento digital do clube espanhol.
“A Roblox e o FC Barcelona acreditam profundamente no poder do jogo para estimular a criatividade e reunir uma comunidade diversificada e talentosa. Estamos entusiasmados com a nossa comunidade global de milhões de jogadores que podem mostrar seu apoio ao FC Barcelona, personalizando seus avatares com esses incríveis novos uniformes do Barça em 2019”, afirmou Craig Donato, diretor de negócios da Roblox.
O acordo com a plataforma de jogos on-line surge apenas duas semanas após o anúncio da extensão da parceria global entre o Barcelona e a desenvolvedora de games Konami. Agora, o contrato inclui a Konami como parceira oficial de videogames e e-Sports da equipe catalã, em outra tentativa do Barça de usar a companhia de entretenimento digital para ajudar a desenvolver o setor de jogos eletrônicos do clube.