Após decidir liberar patrocínios para as mangas em uma tentativa de aumentar as receitas das franquias, a Major League Soccer (MLS) anunciou, nesta quinta-feira (27), que passará a aceitar que os times fechem aportes com marcas de bebidas alcoólicas e sites de apostas para as camisas. A nova medida contempla, inclusive, vendas de naming rights de estádios para empresas dos dois ramos de atuação.
Com o anúncio, a MLS se torna a primeira grande liga esportiva dos Estados Unidos a liberar patrocínios desse tipo. Tanto mangas como também os espaços másteres das camisas poderão ser comercializados pelas franquias a partir de 2020.
Foto: Reprodução / Twitter (@MLS)
Há, no entanto, ressalvas. As novas diretrizes comerciais da MLS deixam claro que uniformes infantis não poderão ser comercializados com marcas das duas categorias, assim como nenhum jogador com menos de 21 anos poderá ser colocado para fazer anúncios de bebidas alcoólicas ou sites de apostas, mesmo que a marca seja parceira da franquia em questão.
Outra novidade é que as franquias da MLS poderão conceder direitos a empresas de jogos de azar para anunciar em transmissões locais e, bem como para criar lounges privados e/ou camarotes nos estádios das equipes ou em propriedades adjacentes.
O movimento marca a última tentativa da MLS de capitalizar sobre o mercado de apostas esportivas dos Estados Unidos, após a decisão da Suprema Corte no ano passado de permitir que os estados legalizassem as apostas em esportes. Em março, a liga de futebol assinou sua primeira parceria de jogos com a MGM Resorts International.
“Achamos que isso pode ser um grande diferencial para a liga. As apostas esportivas existem há muito tempo e são algo com que os consumidores de futebol internacional estão acostumados. Estamos bastante confiantes de que, com essas mudanças simples, poderemos dobrar ou triplicar o valor corporativo dessa categoria”, resumiu Carter Ladd, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da MLS.