A empresa chinesa de eletrônicos TCL fez um evento de lançamento da nova coleção de televisores, aparelhos de ar-condicionado e smartphones. Patrocinadora da seleção brasileira, da Copa América e de Neymar, a marca utilizou o ex-jogador Cafu para ser a grande estrela midiática do evento. Pelé, que seria o principal destaque, cancelou a participação por razões médicas.
A ideia original da empresa era prestar uma homenagem ao capitão da última conquista do Brasil em uma Copa do Mundo e, também, ao maior atleta da história.
Foto: Divulgação / TCL
O evento contou com a presença do CEO mundial da TCL e já estava agendado para acontecer durante a Copa América. Por conta disso, a ausência de Neymar, principal garoto-propaganda da marca, chamou a atenção. Se, antes, o jogador não estaria no evento por conta da agenda da própria Copa América, agora a ausência se deu também pelo escândalo em que ele ainda está envolvido, acusado de estupro.
Enquanto a TCL apresentou as novidades em São Paulo, Neymar esteve em Belo Horizonte, onde assistiu de camarote à vitória do Brasil sobre a Argentina pela semifinal do torneio.
“É uma honra trabalhar com Cafu para apresentar a TCL aos torcedores do futebol em todo o mundo, mas particularmente aos torcedores no mercado latino-americano”, declarou Kevin Wang, CEO da TCL Electronics.
A presença do ex-jogador foi amplamente divulgada pela mídia, já que Cafu foi questionado sobre a participação brasileira na Copa América. Na resposta, o ex-jogador acabou citando o atleta patrocinado:
“O Brasil está bem dentro de campo, já não depende exclusivamente de Neymar. Todos querem escrever sua história na equipe”, disse Cafu no evento, horas antes da classificação brasileira para a final.
Resposta da TCL
Após a veiculação da reportagem, a assessoria de imprensa da TCL entrou em contato com a reportagem e justificou a ausência de Neymar:
“A TCL lamenta a ausência de Neymar do evento acontecido na segunda, dia 1º de Julho, porém, durante a organização do Watch The Best, o atleta estava escalado para a Copa América, não sendo possível contar com sua participação. Após a lesão sofrida por Neymar e sua dispensa da seleção brasileira, não foi possível alterar a programação do evento. Ademais, o desejo em homenagear os jogadores que atuaram na seleção canarinho e conquistaram títulos mundiais foi discutido e acordado previamente por isso, optamos em convidar Cafu e Pelé, que não pode comparecer ao evento por questões de saúde. Juntos, eles fizeram do Brasil a única seleção de futebol pentacampeã do mundo.”
Foto: Divulgação / TCL