O Ibope Repucom divulgou, nesta quinta-feira (4), o ranking digital atualizado dos clubes brasileiros. E, pelo sexto mês seguido, o Flamengo ficou no topo da lista no combinado de todas as redes sociais, liderando no Twitter, no Instagram e no YouTube. O principal destaque ficou por conta da plataforma de vídeos, em que o time carioca obteve o melhor desempenho já registrado por algum clube na série histórica. Em junho, foram mais de 98 mil novas inscrições.
De acordo com o Ibope, os flamenguistas somaram 355 mil novos inscritos em suas plataformas oficiais, crescimento expressivo para o período de pausa para a Copa América. O número é ainda mais contundente se for levado em consideração que o crescimento digital dos clubes ficou 26% abaixo da média justamente pela ausência de jogos por conta da competição sul-americana.
Lateral direito Rafinha foi apresentado em junho na Gávea (Foto: Reprodução / Twitter (@Flamengo))
O Corinthians obteve o segundo maior crescimento geral na somatória de suas redes sociais. Ao todo, foram quase 100 mil novos inscritos. O principal motor alvinegro veio sobretudo do Instagram, com a plataforma sendo responsável por mais de 90% do resultado corintiano no período.
O Palmeiras, por sua vez, permaneceu no Top 5 de crescimentos em junho. No período, os palmeirenses ampliaram seu saldo em 82 mil seguidores. A equipe alviverde também obteve destaque no YouTube, com a TV Palmeiras se consolidando como segundo maior canal dentre todos os times monitorados.
Atlético-MG e Santos completaram o Top 5 do mês. Os mineiros ganharam 81 mil seguidores, ficando na quarta colocação, enquanto os paulistas conquistaram 58 mil inscrições e fecharam a lista dos cinco mais bem colocados.
Em junho, o Top 20 seguiu com 17 clubes da Série A e três da Série B. Estão fora entre os times da elite nacional o Goiás (21º), o Avaí (27º) e o CSA (35º). Já os destaques da segunda divisão do futebol do país são Sport (13º, sendo o nordestino mais bem colocado), Vitória (17º) e Coritiba (20º).
Veja a lista com o Top 20 abaixo: