Em setembro do ano passado, a Máquina do Esporte revelou que a Braskem, petroquímica brasileira que é considerada a maior do setor nas Américas, havia fechado um acordo de nove anos com o Philadelphia Eagles, da NFL. Agora, dez meses depois, a empresa assinou com outra franquia da mesma cidade americana, o Philadelphia Union, da MLS, com a mesma ideia de promover ações em prol do meio ambiente.
A duração exata da nova parceria não foi revelada, mas o conceito é bem parecido. Basicamente, a Braskem pretende realizar ações que apoiem a chamada Economia Circular, conceito estratégico que tem como objetivo a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
Foto: Reprodução / Site (philadelphiaunion.com)
A partir do programa de reciclagem, todos os copos e tampas vendidos no Talen Energy Stadium, na cidade de Chester, que, assim como a Filadélfia, também fica no estado da Pensilvânia e é o local em que o Union manda seus jogos em casa, passarão a ser feitos exclusivamente à base de polipropileno, facilitando a separação de materiais.
Para engajar os frequentadores do estádio na ação, serão instaladas estações de coleta de resíduos com informações sobre o processo de reciclagem do material e ainda haverá um programa de recompensas para torcedores e funcionários. Ao longo do projeto, para materializar os resultados, será construída uma estrutura promocional de coleta a partir do material recolhido e reciclado.
Para reforçar sua relação com a comunidade na qual está inserida, a Braskem e o Philadelphia Union coordenarão, também, um programa educacional focado em ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como na conexão entre essas áreas do conhecimento, em dez escolas públicas dos condados de Delaware e Gloucester. Os alunos ainda terão informações sobre sustentabilidade, consumo consciente e reciclagem, além de incentivo ao esporte e à saúde.
“A nova parceria da Braskem com o Philadelphia Union reflete o nosso comprometimento conjunto por um futuro mais sustentável, assim como o nosso empenho em contribuir com o desenvolvimento socioambiental das nossas comunidades. Será um ótimo espaço para que as pessoas enxerguem os benefícios da mudança para uma Economia Circular, enquanto ajudamos jovens a descobrir as oportunidades na educação, para levar a nossa visão de uma sociedade mais sustentável para gerações futuras”, revelou Mark Nikolich, CEO da Braskem para as Américas.
Vale ressaltar que, em dez meses de parceria com o Philadelphia Eagles, a Braskem coletou mais de 300 mil tampas de garrafas no Lincoln Financial Field, estádio da franquia da NFL na Filadélfia. O projeto já resultou em um prêmio inédito batizado de “Liderança em Sustentabilidade”, na categoria “Proteção Ambiental e Circularidade”, concedido pelo American Chemistry Council’s (ACC), associação comercial da indústria para empresas químicas americanas, com sede em Washington, D.C.