O Huddersfield Town, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Inglês, e a Paddy Power, marca de apostas irlandesa, criaram uma ação inusitada nas redes sociais para deixar marcante a entrada da empresa como patrocinadora da equipe.
Na quarta-feira (17), o clube e a empresa divulgaram nas redes sociais uma camisa com um tamanho de patrocínio totalmente desproporcional ao uniforme do clube, disputando inclusive um amistoso de pré-temporada contra o Roshdale, da terceira divisão local.
Este fato chamou a atenção da grande mídia esportiva do Reino Unido e também da FA, Associação de Futebol da Inglaterra, que inclusive cogitou abrir uma investigação devido ao tamanho da marca do patrocinador na camisa exceder as normas de patrocínio da entidade.
Camisa usada pelo Huddersfield com o patrocínio “absurdo” da Paddy Power – Foto: Divulgação
A ação, porém, foi uma jogada de marketing da agência Octagon para a Paddy Power, que lançou nesta sexta-feira uma campanha denominada “Save Our Shirt”, com o objetivo de que os patrocinadores abram mão da camisa do clube e foquem suas ações e ativações em outras propriedades das equipes.
“O patrocínio de camisas no futebol foi longe demais. Nós aceitamos que há um papel para os patrocinadores em torno do futebol, mas a camisa deve ser sagrada”, disse Victor Corcoran, representante da Paddy Power.
O executivo ainda pediu que outras empresas abracem a campanha:
“Hoje nós estamos chamando outros patrocinadores para se juntarem à campanha Save Our Shirt, e juntos trazemos de volta (a camisa limpa) para os apaixonados pelo futebol”, declarou Corcoran.
Depois da polêmica, clube da segunda divisão inglesa divulgou a camisa “limpa” para a temporada – Foto: Divulgação
O diretor comercial do Huddersfield Town, Sean Jarvis, agradeceu a Paddy por preservar o uniforme do clube, dizendo que o clube está “muito feliz em apoiar a campanha”, promovida pela empresa, que é a nova patrocinadora do clube.
Lembrando que este não é o primeiro caso de patrocínio sem a estampa de empresa na camisa de clubes de futebol. Em 2010, numa campanha parecida, o Banco Hipotecario Nacional, da Argentina, patrocinou o Racing. O mote do patrocínio era exatamente a ausência da marca exposta na camisa do clube, devolvendo-a ao torcedor.