O Alibaba, gigante chinês do comércio eletrônico, será responsável pela emissão dos ingressos digitais dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que serão realizados em Pequim, na China. O anúncio foi realizado pelo Comitê Organizador do Evento (COI) por meio de uma nota à imprensa.
“As soluções proporcionarão mais inovação aos Jogos Olímpicos, melhorarão a experiência dos espectadores e reduzirão os custos para os organizadores, cumprindo os compromissos assumidos pela Agenda Olímpica 2020”, disse Timo Lumme, diretor de serviços de TV e marketing do COI.
Foto: Reprodução
De acordo com o Alibaba, a empresa irá fornecer um programa de emissão de bilhetes totalmente digital, usando sua tecnologia de análise baseada em dados, que permite aos fãs comprar e redistribuir os ingressos de forma segura.
“Estamos ansiosos para alavancar nossa tecnologia, que vai ajudar a fornecer serviços de venda de ingressos dinamizados e habilitados digitalmente, e criar uma experiência de ingressos sem interrupções para os fãs de todo o mundo”, comemorou Chris Tung, diretor de marketing da empresa.
O Alibaba é um dos parceiros mais ativos dos Jogos Olímpicos em relação ao uso de tecnologia. Em dezembro de 2018, a empresa lançou a primeira loja on-line para as Olimpíadas em sua plataforma de varejo Tmall, maior shopping on-line da China. Um mês depois, anunciou uma parceria com a fabricante de software americana Intel para lançar uma plataforma de rastreamento de atletas impulsionada por inteligência artificial (AI), que servirá também para aumentar o engajamento do público em torno dos Jogos.