A Globo decidiu reforçar a aposta feita em jogos para transmissão em todo o Brasil. Forçada por conta do calendário nas últimas semanas a adotar jogos com exibição nacional nas Copas do Brasil e Libertadores, a emissora usará o mesmo expediente no Campeonato Brasileiro nesta próxima rodada.
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O jogo entre Flamengo e Palmeiras, no próximo domingo (1º), terá a transmissão liberada para todo o Brasil. Será a primeira rodada do Brasileirão com apenas um jogo exibido na TV aberta. Neste último final de semana, além de Vasco x São Paulo, a emissora transmitiu Santos x Fortaleza para Ceará e Baixada Santista e, também, fez a primeira transmissão exclusiva do streaming, no sábado (24), com o jogo entre Grêmio x Athletico-PR, que foi exibido dentro do portal Globoesporte.com.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
A decisão de mostrar Flamengo x Palmeiras para todo o Brasil tem a ver também com a partida que a Turner tem direito a exibir no final de semana. O jogo que irá ao ar no canal TNT é Athletico-PR x Ceará, que tem baixo apelo de público. Assim, em vez de mostrar a partida em TV aberta, como tem feito nos casos em que o jogo envolve o clube paranaense (o único que não tem acordo para o pay-per-view), a Globo optou por deixar essa partida de forma exclusiva no canal concorrente.
Com Flamengo e Palmeiras disputando as primeiras colocações do campeonato, a tendência é que a Globo consiga voltar a obter bons índices de audiência com a transmissão do Brasileiro. Até agora, o recorde na medição do Ibope em São Paulo foi no clássico Corinthians x Palmeiras, que alcançou 36 pontos de média e 51% das TVs ligadas. No Rio de Janeiro, que ainda não teve nenhum clássico local transmitido, o recorde é de Flamengo x Athletico-PR, que teve 32 pontos de média.
A adoção de apenas um jogo exibido em rede nacional na TV aberta é uma estratégia que tem sido cada vez mais considerada pela Globo. Além de dar mais visibilidade para a competição como um todo, a emissora consegue fortalecer o produto que tem arrecadação variável no Brasileirão, que é o pay-per-view.
Com menos jogos na TV aberta, mais partidas vão para o PPV, aumentando o interesse das pessoas em comprar o produto. Diferentemente da TV aberta e da TV paga, em que a emissora desembolsa um valor para ter os direitos de transmissão, no Premiere ela é sócia dos clubes. A Globo banca toda a produção do evento e, do lucro obtido com a operação, remunera tanto as operadoras que vendem o pacote quanto os clubes. A expectativa é de um faturamento de quase R$ 1,5 bilhão.