A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) montou um plano para encher os estádios de futebol ao mesmo tempo em que consegue criar um grande banco de dados sobre o torcedor brasileiro. Há algumas semanas, a entidade criou o “Galerômetro”, uma competição virtual que faz os torcedores acumularem pontos a partir da criação de enquetes sobre eles mesmos. Quanto mais enquetes o torcedor cria e mais amigos participam, mais pontos ele ganha. E, tendo os pontos, essa pessoa consegue trocar por ingressos para jogos.
A ideia surgiu de uma necessidade detectada pela CBF de turbinar a presença de público nos estádios do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, o “Galerômetro” serve para que a entidade comece a mapear melhor quem é o torcedor do futebol nacional.
Com 30.746 torcedores por jogo, Fortaleza tem quinta melhor média de público do Brasileirão 2019 até a 17ª rodada (Foto: Reprodução)
O projeto foi um pouco mais detalhado por Manoel Flores, diretor de competições da entidade que comanda o futebol brasileiro, durante o curso “Como Estruturar e Organizar Campeonatos Locais e Nacionais”, ministrado dentro da Brasil Futebol Expo, que acontece em São Paulo.
“Nós chegamos para os clubes e dissemos que vamos comprar ingressos em jogos pontuais. Não quero concorrer com o sócio-torcedor, mas através disso converter o cara em sócio-torcedor do clube. É algo que se alimenta. O clube ganha ao ter ingressos comprados no jogo de menor demanda, e o estádio enche”, disse o executivo.
Segundo Flores, o projeto tem como primeira meta ampliar a média de público do Brasileirão, que este ano está em 21.132 pagantes e 47% de ocupação.
“O mecanismo é fazer a troca de pontos por ingressos e engajar o torcedor. Isso, organicamente, vai representar média de público altíssima nos anos que virão”.
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Além de proporcionar o aumento do fluxo de torcedores nos estádios, o projeto tem também o objetivo de ampliar o alcance das redes sociais do Brasileirão. Até o ano passado, a CBF concentrava as informações sobre o torneio num perfil institucional da entidade. Neste ano, foram criados perfis específicos de cada competição nacional. O do Brasileirão já conta com 148 mil seguidores no Twitter, 643 mil no Instagram e 95 mil no Facebook. A meta até dezembro é passar a Liga Mexicana e, a partir do ano que vem, conseguir se posicionar no Top 5 das ligas mundiais.
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“A gente espera ultrapassar a Liga Francesa até o começo do Brasileirão do ano que vem. A meta é ficar o ano que vem já como quinta competição do planeta em número de seguidores. Isso tem muito valor comercial. A ideia é ter uma unidade de negócios e um retorno financeiro específico para o torneio”, concluiu Flores.