A temporada 2019/2020 da Champions League tem início nesta terça-feira (17) com a realização da primeira rodada da fase de grupos. No segundo ano seguido da transmissão do torneio pelo Facebook e pelos canais Turner, coube à rede social o “privilégio” de ter os jogos de maior apelo do público.
Nesta terça-feira (17), por exemplo, o Facebook terá exclusividade de exibir as partidas entre Napoli x Liverpool e Chelsea x Valencia. Na quarta (18), serão os duelos Shakhtar Donetsk x Manchester City e o aguardado Paris Saint-Germain x Real Madrid. Todas as partidas serão transmitidas pelos perfis do Esporte Interativo e da Uefa na rede social.
Já os canais TNT e Space, da Turner, ficarão com duelos de menor apelo midiático, mas também relevantes, como a estreia do Barcelona, que enfrenta nesta terça (17) o Borussia Dortmund, e o confronto da Juventus contra o Atlético de Madrid.
Foto: Reprodução
No ano passado, quando estreou na Champions League, o Facebook não teve tantos jogos estrelados na rodada de inauguração. A rede social teve exclusividade nas partidas de Barcelona e Real Madrid, mas as estreias aguardadas de Neymar, pelo Paris Saint-Germain, e Cristiano Ronaldo, pela Juventus, ficaram com a TNT.
Facebook e Turner são parceiros da transmissão do torneio no Brasil em mais duas temporadas. A rede social ocupa a posição de “transmissão gratuita” das partidas, enquanto os canais TNT e Space fazem a exibição para a TV paga. Além disso, o serviço de streaming EI Plus exibe as outras partidas da competição.
Na temporada 2018/2019, a rede social celebrou a reunião de mais de 24 milhões de pessoas na América Latina, que assistiram ao menos um minuto dos jogos pela plataforma Facebook Watch e geraram mais de 48 milhões de interações ao longo do torneio. O alcance foi muito menor do que o alcançado antes pela Uefa, quando tinha os jogos transmitidos na TV aberta para o Brasil na Band e na Globo.
LEIA MAIS: Facebook celebra audiência da Champions League na América Latina
Na TV por assinatura, os números foram altos, batendo o recorde do futebol na Turner na transmissão da final entre Liverpool e Tottenham. O jogo decisivo teve um impacto de 2,9 milhões de domicílios e alcançou 3,7 milhões de pessoas.
Para a nova temporada, a aposta no streaming fica clara na decisão de quais jogos irão para o Facebook já na primeira rodada. A rede social terá direito a exibir 41 jogos com exclusividade na competição e, ao todo, 66 partidas. O rejuvenescimento da audiência é um dos trunfos da plataforma. Na temporada passada, na região da América Latina, 67% dos espectadores tinham menos de 35 anos.