A reunião desta terça-feira do Clube dos 13 marcou a assinatura dos contratos de pay-per-view, TV fechada e placas de publicidade dos próximos três Campeonatos Brasileiros. Os acordos, especialmente o último, ainda não têm o apoio das três maiores torcidas do país, Flamengo, Corinthians e São Paulo, que negociam com a SmartVision, dona da maior proposta. Segundo o Clube dos 13, a empresa canadense foi eliminada da concorrência por não ter apresentado garantias de pagamento dos R$ 165 milhões prometidos. Dessa forma, 17 dos 20 integrantes da associação acertaram com a Globo, que pagará R$ 90 milhões. São Paulo e Corinthians marcaram presença no encontro, ao contrário do Flamengo. ?Nós não aceitamos porque existe uma proposta maior que a que foi aprovada, e a gente quer o melhor para os nossos clubes. Não tem como mostrar garantias de um contrato que não está assinado. Resolver isso é simples. É só fazer uma cláusula que indique rompimento no caso de inexistência do aval?, disse Marcelo Portugal Gouvêia, diretor de planejamento do São Paulo, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte. E as conversas com a SmartVision serão retomadas já na próxima quarta-feira. Insatisfeita com o desfecho da concorrência, a empresa pretende oferecer os mesmos R$ 90 mi da Globo pelos três clubes dissidentes, já estando verbalmente acertada com algumas companhias, entre elas a Unimed. ?Hoje [terça-feira] recebi apoio de uma terceira marca e tenho R$ 120 milhões garantidos. O C13 vai embarcar nessa posição ilógica da Globo. Estou passando um e-mail hoje à noite para o Canadá oficializando a nova proposta, que é de R$ 30 mi por ano?, disse Thomaz Jarassi, diretor comercial da SmartVision. Com quase tudo acertado, o Clube dos 13 agora negocia apenas os direitos de internet e de transmissão internacional dos próximos Campeonatos Brasileiros. A reunião também foi marcada pelo pedido de afastamento do ex-presidente do Vasco Eurico Miranda.