A FPF TV, da Federação Paulista de Futebol, promoveu uma ação para chamar a atenção para a diferença salarial entre homens e mulheres no último sábado (16). Na transmissão do segundo jogo da final do Paulistão Feminino, entre Corinthians e São Paulo, o placar da partida foi alterado para frisar que o salário médio de uma mulher é 20,5% inferior ao de um homem, segundo o IBGE.
Criada pela agência de publicidade BETC/Havas e apoiada pela ONU Mulheres, a ação usou o resultado da grande decisão para evidenciar a diferença salarial, tirando exatamente 20% do valor de cada gol marcado. Quando o Corinthians fez o primeiro gol, por exemplo, o placar mostrou 0,8 no lugar de 1. Depois, no segundo, 1,6 em vez de 2. E, para finalizar, 2,4 no lugar de 3 quando o time alvinegro sacramentou o placar final.
Foto: Reprodução / FPF TV
“Acreditamos que a decisão do Paulista Feminino de 2019, que termina com uma visibilidade recorde histórica, é uma oportunidade para questionarmos sobre o fato de que as mulheres ainda têm remuneração menor em relação aos homens no mercado de trabalho. É imprescindível, principalmente nos dias atuais, trazer à tona discussões importantes para o crescimento da nossa sociedade. O espaço e a forma como a mulher ocupa a sociedade é uma dessas discussões”, afirmou Aline Pellegrino, diretora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol.
“Estamos lutando pelo reconhecimento não só do futebol feminino no país mas também pela igualdade de gênero. Para que as mulheres tenham sua representatividade e importância reconhecida no mercado de trabalho, inclusive na questão salarial”, destacou Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da BETC/Havas.
“Nossa ideia foi fazer com que cada gol tivesse o mesmo valor do salário das mulheres, quando comparado ao dos homens, para jogar luz justamente nessa questão e chamar a atenção para essa desigualdade”, acrescentou Milena Cabral, também da área de criação da agência.
Para explicar aos espectadores que não se tratava de um erro no placar da FPF TV, a narradora Camilla Garcia, as comentaristas Nathalia Ferrão e Juliana Santos, e as repórteres Mari Pereira e Marilia Galvão também embarcaram na ação, batizada de #PlacarPelaMudança, abordando o tema e estimulando a participação dos usuários do Facebook na discussão.