A conquista da Copa Libertadores pelo Flamengo fez o clube rubro-negro se transformar no centro das atenções das marcas, ávidas para pegarem carona na comoção causada pela vitória sobre o River Plate no último sábado (23) que valeu o segundo título continental da história do clube.
Patrocinadores da Conmebol, do clube e até mesmo marcas que não têm qualquer relação com o Flamengo souberam aproveitar a mídia gerada pela vitória nos minutos finais do jogo para dar mais visibilidade às suas empresas.
Patrocinadoras do clube, a Brahma e a Adidas foram as que mais usaram o clima pré-final da Libertadores para faturar. A fabricante esportiva, na sexta-feira (22) à noite, véspera da decisão, fez um evento fechado para convidados no Cristo Redentor.
O ícone da cidade do Rio de Janeiro foi iluminado com uma reprodução da camisa do Flamengo, em ação que gerou bastante revolta aos não-flamenguistas. No dia seguinte, a Adidas espalhou pela orla imagens com a escalação do time da final.
Quem também aproveitou o clima foi a Brahma. Pré-jogo, uma ação com o aplicativo Zé Delivery dava cerveja mais barata para o torcedor. Depois, com a conquista da taça, a empresa fez uma campanha nas redes sociais em que um torcedor foi premiado para acompanhar a chegada do time campeão no trio elétrico.
Marcas que não patrocinam o Flamengo também aproveitaram-se da ampla cobertura da mídia dada ao desembarque da equipe no Rio de Janeiro. A GOL, que foi quem transportou a equipe rubro-negra de volta ao Brasil, capitalizou com as imagens do desembarque do time. Depois, em redes sociais, compartilhou fotos em que a logomarca da companhia aparece ao lado dos atletas do clube.
Já a Nike aproveitou-se da fama do grande nome da partida final, o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol. A marca, que é patrocinadora do jogador, mas vê a Adidas vestir o Flamengo, instalou dois enormes painéis ao lado da sede do clube, na Gávea. Um é o retrato de Gabigol sem camisa imitando a pose que faz para comemorar seus gols. No prédio ao lado, a inscrição “fazendo história”, com a logomarca da fabricante aparecendo de forma bem direta na propaganda.
Quem também capitalizou na decisão da Libertadores foi a Bridgestone, que entregou a Bruno Henrique o anel com 128 brilhantes para o melhor jogador da competição. A entrega foi feita ao vivo durante a transmissão da final, já que aconteceu antes de o clube rubro-negro erguer a taça de campeão da América.
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