A plataforma de ingressos on-line Viagogo pagará US$ 4 bilhões para comprar a StubHub. O negócio representa uma valorização de mais de dez vezes do valor da StubHub, que foi comprada por US$ 310 milhões pelo eBay em 2007.
Atualmente, a Viagogo é liderada por Eric Baker, que foi cofundador da StubHub. Segundo o executivo, o negócio vai beneficiar os torcedores. “Os compradores terão maior variedade de ingressos, e os vendedores terão uma rede maior de compradores. Reunir essas duas empresas cria uma vantagem para os fãs, que terão mais opções e melhores preços”, disse Baker.
Foto: Reprodução
As ações do eBay subiram 3% após o anúncio do acordo, que está sujeito à aprovação regulatória. A marca está sob pressão de seus investidores Elliot Management Corp e Starboard Value para vender operações selecionadas, incluindo a StubHub.
O acordo ocorre depois que a autoridade de concorrência do Reino Unido suspendeu a ação legal contra a Viagogo após fazer mudanças operacionais. A empresa foi criticada pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês), e pediu a ela, juntamente com outros revendedores secundários de ingressos, que melhorassem a maneira como forneciam informações sobre os tíquetes.
A Viagogo também enfrentou problemas judiciais no mundo do esporte em relação à Fifa. Em junho de 2018, a entidade que comanda o futebol mundial apresentou uma queixa criminal na Suíça, em um esforço para reprimir as vendas infladas e não autorizadas de ingressos para a edição da Copa do Mundo da Rússia.
“Desde então, fizemos uma quantidade considerável de mudanças no site e abordamos uma quantidade considerável de preocupações que os reguladores têm visto no mundo”, ressaltou Cris Miller, diretora da Viagogo.