O Campeonato Brasileiro de 2019 chegou ao final neste domingo (8). Com uma das melhores médias de público de todos os tempos nas arquibancadas, o torneio fez sucesso também na TV aberta, com algumas das maiores médias de audiência dos últimos anos na Globo, que celebrou os resultados obtidos especialmente nas noites de quarta-feira.
O campeão Flamengo alavancou os índices do campeonato no Rio de Janeiro. Com 24 pontos de média e 43% de participação, a Globo teve o melhor índice em 13 anos na cidade, empatando com a temporada 2017. A última vez que a audiência havia sido maior que isso foi em 2006, no primeiro dos três títulos seguidos do São Paulo, quando o torneio registrou 25 pontos na capital fluminense.
Se apenas as quartas-feiras forem levadas em consideração, a média do Rio de Janeiro sobe para 29 pontos, a maior dos últimos 11 anos. O principal destaque foi a vitória do Flamengo sobre o Internacional por 3 a 1, no dia 25 de setembro, que bateu o recorde da temporada com 38 pontos e 54% de participação.
Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Já em São Paulo, cidade do vice-campeão Santos e do terceiro colocado Palmeiras, a média geral ficou em 23 pontos com 41% de participação. Foi o segundo melhor índice em 13 anos, atrás somente de 2017, quando o Corinthians foi campeão com média de 26 pontos.
Mais uma vez, se forem consideradas apenas as quartas-feiras, a média sobe para 26 pontos, igualando a média do ano passado e atrás apenas de 2017 (30 pontos) nos últimos 10 anos. Uma curiosidade é que o jogo recordista em São Paulo não ocorreu em uma quarta-feira, mas sim em um domingo e num horário alternativo. Corinthians x Palmeiras, em 4 de agosto, às 19h, alcançou 36 pontos com 51% de participação.
De acordo com a Globo, outras três praças também mereceram destaque na média alcançada às quartas-feiras à noite. Fortaleza obteve a maior média dos últimos 8 anos (28 pontos), Porto Alegre terminou o campeonato com os melhores números dos últimos 7 anos (26 pontos), e Vitória, que não possui nenhum time na Série A, alcançou a melhor média dos últimos 4 anos (27 pontos).
Segundo a medição do Ibope, cada ponto de audiência equivale a 73.015 residências (ou 200.766 pessoas) na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro e região metropolitana, cada ponto é equivalente a 46.175 residências (ou 118.440 telespectadores).