Cada vez mais de olho na visibilidade gerada pelo esporte de alto rendimento, a Netflix anunciou que terá um documentário sobre a edição 2022 do Tour de France, prevista para começar no dia 1º de julho, em Copenhague, na Dinamarca. Ao todo, serão oito episódios, com previsão de estreia na plataforma de streaming no início de 2023.
O acordo foi fechado entre a Netflix e a Amaury Sports Organization (ASO), organizadora da prova, que é considerada a principal do ciclismo mundial. A produção ficará a cargo da emissora pública francesa France Télévisions (FTV) e ainda de uma joint venture entre a Quad Productions e a Box to Box Films. Esta última é conhecida por produzir a série “Drive to Survive”, sobre os bastidores da Fórmula 1, também para a Netflix.
De acordo com a plataforma de streaming, a série documental seguirá oito equipes que participam do Tour de France: AG2R Citroën, Alpecin-Fenix, Bora-Hansgrohe, EF Education-EasyPost, Groupama-FDJ Cycling, Ineos Grenadiers, Jumbo-Visma e Quick-Step Alpha Vinyl.
“Estamos orgulhosos desta parceria com a Netflix, France Télévisions e as equipes do Tour de France, que oferecerão aos fãs uma imersão única nos bastidores. Por meio de uma abordagem narrativa, que é aditiva à própria competição, o público poderá descobrir como o Tour de France representa o desafio final para os competidores, principalmente em termos de sofrimento, forçando seus limites e espírito de equipe. Este projeto faz parte da nossa ambição geral de tornar nosso esporte mais acessível e atender a um público ainda mais amplo”, destacou Yann Le Moënner, diretor geral da ASO.
“Como parceiros históricos e narradores do Tour de France, estamos muito satisfeitos em participar deste projeto que permitirá a todos experimentar parte da vida cotidiana de campeões e equipes. É um aditivo ao que fazemos todos os anos durante a corrida, e acreditamos que atrairá um público ainda maior para este belo evento”, celebrou Laurent-Eric Le Lay, diretor esportivo da FTV.
O objetivo da Netflix é aproveitar a popularidade cada vez maior do Tour de France, que atingiu 150 milhões de espectadores apenas na Europa no ano passado. O projeto voltado ao ciclismo é mais um do serviço de streaming no universo esportivo. Além do “Drive to Survive”, a plataforma colocou no ar neste ano o documentário sobre o atacante Neymar (“O Caos Perfeito”) e trabalha no momento em séries documentais sobre tênis e golfe, entre outras.