Momento atingido por poucos clubes brasileiros, o Atlético Mineiro quer transformar o seu centenário, comemorado no próximo dia 25, em uma valiosa fonte de receita. Para isso, o clube pretende criar inúmeros produtos relacionados ao feito, além de desenvolver outras ações de marketing para, no fim do ano, superar a marca de R$ 1 milhão com o seu aniversário. Apenas com produtos licenciados, o clube ambiciona lançar pelo menos 50 tipos diferentes, de diversos segmentos, como papelaria, vestuário, cozinha entre outros, que serão lançados na semana do aniversário. Todos terão o slogan ?100 anos de paixão?, criado especialmente para o centenário atleticano. ?Nós temos tudo para superar a campanha ?Vamos Subir, Galo!?, pois o centenário tem um grande apelo emocional. É claro que o rendimento da equipe em campo vai contribuir para que esses números cresçam. Mas naquela época, conseguimos comercializar mais de 10 mil camisetas em um mês, então devemos superar muito esses números?, avalia Álvaro Cotta, diretor de marketing do Atlético. Além da comercialização de produtos, outro ponto alto nas comemorações do centenário será o amistoso contra o Peñarol do Uruguai. A partida acontecerá no Mineirão, um dia após o aniversário do clube mineiro. Apesar de ser um momento festivo, o clube descarta realizar o jogo com portões abertos. ?Nós teremos cobrança normal de ingresso. Ainda vamos definir os preços, pois isso depende das ações que vamos acoplar ao jogo. Se a gente conseguir algumas que demandem um investimento maior, teremos que pagar a conta?, diz o executivo. Além disso, a semana em que acontecerá o aniversário do clube mineiro também será marcada por uma série de solenidades. Estão agendadas homenagens da C”mara de Vereadores de Belo Horizonte e da Assembléia Legislativa, além de um evento realizado pelo próprio Conselho do Atlético. ?No dia do aniversário, teremos um evento no Parque Municipal, que foi o local em que o Atlético foi fundado pelos 22 jovens da época. Vamos fazer algumas ações lá e, de manhã, também teremos a tradicional missa. De noite, vamos encerrar com uma festa para mais de dois mil convidados?, completa Cotta. A programação completa das comemorações do centenário do Atlético, assim como as ações de marketing planejadas, será divulgada em um café da manhã com a imprensa na próxima quarta-feira.