Após entidades como FIFA, UEFA e Comitê Olímpico Internacional (COI), além de clubes como Schalke, Manchester United e Everton se manifestarem na forma de punições e términos de acordos com os russos, chegou a vez das marcas esportivas seguirem o mesmo caminho.
Nesta terça-feira (1), a Adidas anunciou a suspensão do acordo de fornecimento de material esportivo com a Federação Russa de Futebol. O contrato seria válido até dezembro deste ano e foi quebrado pela marca alemã com “efeito imediato”.
Vale lembrar que a Adidas é fornecedora de uniformes de todas as seleções masculinas e femininas da Rússia desde 2009. O contrato mais recente, assinado em 2018, valia US$ 14,4 milhões por ano.
A Federação Russa ainda é patrocinada por outras grandes marcas multinacionais, como Volkswagen e Coca-Cola. A montadora alemã já interrompeu a entrega de carros para a Rússia, e há a expectativa de que a empresa de refrigerantes tome atitude parecida em breve.
No segmento de marcas esportivas, a Adidas não está sozinha na decisão. Principal rival da marca alemã, a americana Nike confirmou, nesta quarta-feira (2), a suspensão de suas operações comerciais no país, inviabilizando a compra de mercadorias em território russo por meio do site e do aplicativo da marca.