Com o mote de que o movimento físico tem o poder de transformar vidas, a Rexona criou, no ano passado, o projeto “Quebrando Barreiras”, que tem como objetivo ajudar milhares de jovens a superarem os limites que os afastam de uma vida com mais movimento e qualidade, e que são impostos por eles próprios ou pela sociedade.
Agora, em 2022, para servir de embaixador do projeto, a marca chamou o ator, apresentador e humorista Fabio Porchat que, recentemente, desabafou nas redes sociais sobre a dificuldade de se manter motivado para a prática de exercícios físicos, engajando, assim, muitas pessoas que compartilham do mesmo problema.
“Encontramos no desabafo do Porchat a oportunidade perfeita para conversar sobre as barreiras que afastam as pessoas dos benefícios de uma vida com mais movimento. Uma pesquisa que divulgamos recentemente revelou que 7 em cada 10 brasileiros dizem sentir que a sociedade só celebra os grandes vencedores e nem tenta fazer atividades físicas por medo de falhar e ser julgado. Comparações e metas irreais criam um grande campo de insegurança e desmotivação, como foi o caso do Fabio. Por isso, é essencial falarmos sobre isso, principalmente com os jovens”, explicou Andreza Graner, gerente de marketing da Rexona.
A marca convidou Porchat a conhecer a trajetória de brasileiros que superaram diversas barreiras por meio do esporte e da dança e criar uma perspectiva positiva em relação ao movimento. As entrevistas renderam uma série inédita com três episódios em que são contadas histórias inspiradoras para demonstrar o poder que o movimento físico tem de transformar vidas.
Os episódios estão sendo divulgados semanalmente e ficarão disponíveis no canal da Rexona no YouTube, assim como nas redes sociais do próprio Fabio Porchat. A curadoria das histórias foi realizada junto de algumas das ONGs parceiras apoiadas pelo projeto da marca: Lov.Fútbol, Special Olympics e Projeto SEJA.
De acordo com a Rexona, o “Quebrando Barreiras” já beneficiou mais de 180 mil jovens no Brasil, concentrando-se no apoio a crianças e adolescentes, especialmente aqueles que enfrentam as maiores barreiras para serem ativos, como jovens da periferia.
O projeto está dividido em dois pilares estratégicos de atuação. O primeiro é focado em parcerias com ONGs que promovem inclusão social por meio do movimento físico, e o segundo consiste numa robusta grade de treinamentos projetados para mentores e professores, com o objetivo de proporcionar a eles as ferramentas que precisam para continuar inspirando suas comunidades.
Com o apoio de outras marcas da Unilever, como Dove e Seda, o programa reforça o compromisso recém-divulgado da categoria de “Beleza e Cuidados Pessoais” da Unilever de melhorar a saúde e o bem-estar, promovendo a equidade e a inclusão, e atingindo 1 bilhão de pessoas por ano até 2030. Com lançamento inicial no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido em 2021, a ideia é estender o programa a outros mercados em 2022.