O Flamengo liderou o crescimento entre os clubes brasileiros nas redes sociais em janeiro, segundo o “Ranking Digital dos Clubes Brasileiros”, do Ibope Repucom, com 420 mil novos seguidores, sendo 40% vindos do Instagram. O clube caminha para atingir a marca inédita de 45 milhões de inscrições em suas redes sociais ainda em fevereiro.
O time carioca liderou o crescimento em quatro das cinco plataformas monitoradas: Twitter, Instagram, YouTube e TikTok, nesta última dividindo a liderança com o Palmeiras.
O próprio Palmeiras, que disputa pelo segundo ano consecutivo o Mundial de Clubes da FIFA, obteve o segundo melhor desempenho mensal ao somar mais 190 mil novos inscritos em suas redes.
O time paulista concentrou mais da metade do resultado em sua conta oficial no TikTok. Na plataforma, o Palmeiras liderou o crescimento ao lado do Flamengo ao somar 100 mil novos inscritos, ultrapassando o perfil do rival Corinthians na plataforma e se tornando o segundo maior entre clubes brasileiros no TikTok, atrás apenas do Flamengo, que atualmente conta com mais de 4,3 milhões de seguidores na rede social de origem chinesa.
O Corinthians fechou o pódio mensal ao registrar o terceiro melhor resultado do último mês, com cerca de 150 mil novas inscrições. Chama a atenção a alta concentração de novos seguidores no Instagram. Em janeiro, mais de 70% das inscrições corintianas tiveram origem nessa plataforma.
O Cruzeiro manteve o resultado expressivo do final de 2021 e iniciou o ano como o quarto clube com melhor desempenho nas redes. No último mês, o time mineiro alcançou 114 mil inscrições em suas contas oficiais, com cerca de dois terços dos novos seguidores vindo do Instagram e do TikTok.
Por fim, o São Paulo completou o Top 5 de janeiro. Ao todo, foram quase 110 mil inscritos nas redes do tricolor paulista. O clube concentrou 60% dos novos seguidores no Instagram.
Entre os outros destaques, o Botafogo conseguiu ultrapassar a marca dos 4 milhões de inscrições no combinado de suas redes. O time da Estrela Solitária ocupa atualmente a 14ª posição no ranking geral entre os 50 clubes com maiores bases digitais do país.