Com altos níveis de poluição e um dos tr”nsitos mais caóticos do mundo, a cidade de Pequim busca alternativas para amenizar os efeitos do tráfego pesado durante os Jogos Olímpicos, no mês de agosto. De acordo com o vice-presidente do comitê organizador (Bocog), Liu Jingmin, a capital chinesa terá mais de 280 quilômetros de vias exclusivas para os veículos ligados diretamente ao evento esportivo. Separar o ?tr”nsito olímpico? do tráfego normal, porém, não é uma inovação dos chineses. A medida foi testada, com sucesso, nas duas edições anteriores das Olimpíadas, realizadas em Sydney e em Atenas, nos anos de 2000 e 2004, respectivamente, conforme lembrou Liu. Além das pistas exclusivas, a população de Pequim terá de conviver com a restrição do tr”nsito em alguns pontos da cidade enquanto houver competição. Em agosto do ano passado, a cidade testou um rodízio e tirou 1,3 milhão de veículos de circulação, aproximadamente um terço da frota. Segundo relatório, divulgado pela agência ?Xinhua?, o teste diminuiu o fluxo de carros em 30% nas vias principais. As emissões de gás carbônico, no mesmo período, diminuíram 40% na capital chinesa, que possui mais de 17 milhões de habitantes. Liu, que também é vice-prefeito de Pequim, afirmou que o governo local não pretende seguir o modelo adotado em Atenas, em 2004, quando a população foi estimulada a tirar férias e deixar a capital grega no período dos Jogos.