Meio bilhão de reais. Esse é valor planejado pelo Clube dos 13 para comercializar os cinco pacotes oferecidos referentes aos direitos de transmissão do triênio 2009-2011 do Campeonato Brasileiro. Para atingir essa cifra, a entidade fez uma contraproposta de R$ 570 milhões às emissoras concorrentes, segundo a Máquina do Esporte apurou. O número foi entregue aos representantes de Globo e Globosat, únicos participantes ainda na concorrência, já que a proposta da ESPN foi rejeitada, em reunião realizada na última segunda-feira, na sede do Clube dos 13. Uma definição sobre o assunto deve acontecer no próximo dia 7. Segundo um dos integrantes da comissão especial do Clube dos 13 criada para discutir a venda dos direitos de transmissão, a proposta oferecida pelo Globo e Globosat foi de R$ 400 milhões, além de outros R$ 40 milhões referentes aos direitos de marketing, pacote que inclui a exploração das placas de publicidade. Apesar de a proposta não ter sido aceita pelo C13, esse valor já representa um crescimento de quase 50% em relação aos cerca de R$ 300 milhões pagos anteriormente pela Globo por todos os direitos de transmissão do Brasileiro. Para justamente conseguir valorizar o seu produto, o Clube dos 13 optou em criar um processo baseado em pacotes isolados. Com isso, a entidade ofereceu a todos os canais brasileiros a opção de adquirir os direitos para TV aberta e internet, TV fechada, pay-per-view, exploração da marca do C13 e ações de marketing. Apesar de o resultado final apontar uma manutenção da divisão que já vinha acontecendo, com os canais pertencentes à Globo permanecendo como detentores dos direitos, a valorização já é comemorada pelos clubes brasileiros. Mesmo assim, o Clube dos 13 já trabalha para o lançamento da segunda parte da comercialização dos direitos do Campeonato Brasileiro. Os próximos alvos são as transmissões para o exterior e o universo de telefonia, segmentos que devem ser muito valorizados nos próximos anos, pela avaliação dos dirigentes do C13.