A última década ficará marcada na história do esporte asiático. Ao final dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, o continente terá recebido os dois principais eventos esportivos do mundo em um período de seis anos. Japão e Coréia do Sul organizaram a Copa de 2002. A realização das duas competições impulsionou a audiência esportiva naquele lado do globo. Segundo a pesquisa ?Futuro do Esporte e do Marketing Esportivo?, realizada pela Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais (ESSEC), com sede em Paris, a Ásia possui 40,1% do share mundial. Turbinado pelos quase quatro bilhões de habitantes, o continente aparece à frente da Europa, que detém 25% da audiência em esportes do mundo. O ?peso? demográfico (60,4% do total), segundo os analistas, é um fator importante para o resultado asiático, mas não determinante para os números finais. O mesmo levantamento mostrou que 35% do público que acompanhou esportes em 2007 pela TV foi feminino. O perfil predominante dos praticantes, no entanto, é de homens solteiros, com idade entre 18 e 30 anos. Entre os europeus, são os franceses, alemães, italianos e espanhóis que lideram a lista da prática esportiva diária. Contudo, o futebol, popular nesses países, tem perdido terreno para modalidades mais ligadas à Natureza, como caminhada, equitação, vela e remo, de acordo com a ESSEC. A pesquisa concluiu ainda que Estados Unidos, Inglaterra e Austrália são os que mais consomem informação esportiva. A média é de apenas 1,2 dia sem ler ou assistir o noticiário dessa área. A Espanha, por sua vez, possui um dos piores índices entre os países ocidentais, com média de 4,4 dias sem contato com esportes por meio da mídia.