Pequenas empresas chinesas vêem nos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecem em agosto, uma grande oportunidade para aumentar suas vendas, inclusive para o exterior. Além de beneficiar o comércio da região como um todo, as Olimpíadas também já ajudam os patrocinadores locais da competição. A Feira de Cantão, que acontece na província de Guangdong e é o maior evento de comércio exterior do país, é utilizada por alguns desses patrocinadores para promover a união entre seus produtos e os Jogos Olímpicos. “O logotipo olímpico já diz tudo. Desde qualidade a estilo, de historia a reputação, acreditamos que somos os melhores”, afirmou Lu Jia, gerente de vendas do Grupo Aokang, um dos maiores fabricantes de calçados da China. A empresa calçadista utiliza o logo “fornecedor oficial de calçado de couro dos Jogos Olímpicos 2008” durante a feira e contabiliza lucros. Decisão semelhante foi tomada pela direção da Companhia de Motocicletas Dayang, outra patrocinadora local da competição, que alega que pedidos da América Latina, principalmente do Brasil, ajudaram a utilizar o logo de Pequim-08 em sua comunicação visual. No total, 41 empresas chinesas têm o título de patrocinadores locais ou fornecedores oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim.