A Fiat, patrocinadora principal do Palmeiras, deve anunciar ainda esta semana um acordo para patrocinar a formação de novos jogadores do clube paulista, campeão estadual no último domingo. Segundo a Máquina do Esporte apurou, a multinacional italiana injetará cerca de R$ 2,5 milhões para os projetos relacionados ás categorias de base palmeirense. O acordo só não foi anunciado oficialmente porque ainda passa pelos detalhamentos jurídicos referentes à adequação da proposta para a Lei de Incentivo ao Esporte. A idéia é que todo o projeto seja financiado pela nova legislação, permitindo que a Fiat não precise fazer novo aporte em dinheiro para o clube. O projeto palmeirense envolve o desenvolvimento de dois centros de treinamento para as categorias de base em regiões da Grande São Paulo. A idéia é que os locais sirvam como celeiros para a formação de novos jogadores para o time principal, a exemplo do que é feito pelo São Paulo, que tem um CT em Cotia, na região metropolitana paulista. Atualmente, a Fiat paga cerca de R$ 12 milhões ao ano para patrocinar a camisa alviverde. O contrato, firmado no final de 2007, tem duração até dezembro próximo, podendo ser renovado por mais dois anos. Desde o início da parceria já havia a previsão de que parte do patrocínio fosse destinada para projetos com o uso de leis de incentivo. O acordo é semelhante ao que a Fiat tem com o Atlético Mineiro. No contrato com o clube das Minas Gerais, o projeto ?Educação se faz também com esporte? prevê o uso de R$ 1,2 milhão para o desenvolvimento de suas atividades. O plano já foi aprovado pela Lei de Incentivo, sendo o único que envolve a fabricante italiana, segundo informações do site do Ministério do Esporte.