Desde que foi campeão do Mundial de Clubes, há pouco menos de dois anos, o Internacional trabalha para que sua marca deixe de ser restrita para o Brasil e ganhe o mundo. Um dos próximos objetivos da diretoria é que esse processo chegue a sua campanha de sócios. Segundo números obtidos com exclusividade pela Máquina do Esporte, o Internacional conta, atualmente, com 50 sócios fora do país. Entre os locais, os Estados Unidos, com 18 associados, é a maior concentração de associados em outra nação. Alemanha e Espanha, ambos com quatro torcedores, também são ?destaques?. ?Nós temos uma relação muito forte com esses torcedores pela internet. Além disso, todos recebem a revista mensal do clube, independentemente do país que estejam. Estamos estudando a possibilidade de estender a eles algumas ações que fazemos para os sócios do Rio Grande do Sul, como sorteio de camisas?, explica Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Inter. O clube gaúcho sabe que, para subir posições no ranking mundial de sócios, sua nova obsessão, é necessário conquistar adeptos em outros países. Concorrentes do Inter nesse levantamento, como Barcelona e Manchester United, souberem semear suas marcas em outros continentes, principalmente o asiático, com diversas excursões, e hoje colhem as receitas adicionais provenientes dessas ações. O próprio Inter, inclusive, ensaia um movimento semelhante ao de seus ?adversários?. Depois de ganhar visibilidade no Japão com o título mundial, o clube também buscou aumentar sua margem de oportunidades no Oriente Médio, depois de participar e vencer, no início do ano, o Torneio de Dubai. ?A medida que conseguirmos consolidar o nosso projeto com a marca forte no exterior, como o Barcelona, o número de sócios irá crescer. Tivemos oportunidades no Mundial e em Dubai, mas agora vamos tentar buscar outros torneios para continuar com esse trabalho?, diz Avancini. Se a caminhada no exterior ainda está embrionária, o mesmo não se pode dizer do retorno interno. Na última semana, depois de conquistar o título gaúcho, o Internacional teve uma média de um novo sócio a cada dois minutos. Com isso, o clube ganhou cerca de 5 mil novos associados, chegando a um total de 75.650, o que representa uma arrecadação média de R$ 2,6 milhões por mês. Essa marca deixa o Internacional na nona colocação entre as agremiações com o maior número de sócios. Logo à frente está o River Plate, melhor do continente, com 82.155. Benfica (170.645), Barcelona (157.122) e Manchester United (151.079) são os três primeiros. ?Apesar de estarmos focados no centenário, a campanha está reagindo muito bem. Se continuarmos nesse ritmo, devemos bater a meta de 100 mil sócios em novembro desse ano, ficando entre os cinco maiores no número de associados?, completa o vice-presidente de marketing do Inter.