Os mais de 250 milhões de euros (R$ 631 milhões) investidos pelos patrocinadores na Eurocopa de 2008 não causaram impacto entre os torcedores. Segundo pesquisa realizada pela Survey Sampling International (SSI), 41% dos europeus não sabe quais são as marcas que estão oficialmente ligadas ao evento. Dez empresas figuram entre os parceiros diretos da Uefa, organizadora do torneio. Áustria e Suíça, sedes da competição, comercializaram outras quatro cotas ?caseiras? cada uma. ?Nossa pesquisa internacional mostra que um grande número de aficionados por futebol ainda ignora quem são os patrocinadores da Euro. Esse resultado pode sugerir que as empresas precisam revisar suas estratégias de marketing para comunicar os valores de sua marca. Isso, é claro, se quiserem utilizar o patrocínio de uma forma efeitiva?, afirma Volker Andresen, diretor europeu de marketing da SSI. O público do Reino Unido, de acordo com a SSI, é o mais ?blindado? aos negócios da Euro-08. Cerca de 77% dos brit”nicos passaram inadvertidos pelos anúncios do evento, fato explicado, principalmente, pela não classificação da Inglaterra. Franceses (55%), Espanha (42%) e Alemanha (28%) também fazem parte dessa lista. Ainda segundo o estudo, as marcas expostas nas laterais do campo são as que mais geram resultados positivos. Na Espanha, 66% dos entrevistados prestam atenção nos anúncios colocados no estádio. Franceses (63%) e brit”nicos (43%) completam o ranking. Os alemães, por sua vez, são os menos interessados na publicidade situada nos arredores dos gramados. No país, 35% dos torcedores disse que se lembra das marcas, mas não permite que os anúncios influenciem na sua decisão de compra. No caminho inverso, apenas 20% dos franceses não ligam a propaganda ao seu próprio consumo, assim como 17% dos ingleses e 14% dos espanhóis.