Não foi só a Espanha, campeã, que teve algo a comemorar após a partida final da Eurocopa. Um estudo feito pela MasterCard, patrocinadora do evento, mostrou que 300 milhões de euros (R$ 754,1 milhões) foram gerados somente no dia do jogo decisivo. O levantamento também revelou que Viena, sede da final, ganhou, sozinha, mais de 100 milhões de euros (R$ 251,4 milhões). Essa injeção de dinheiro nos países que organizaram o evento trará grande impacto econômico nas duas nações. A Espanha, por exemplo, faturou mais de 90 milhões de euros (R$ 226,2 milhões), entre acordos de patrocínios, direitos televisivos, vendas de ingressos, além de comercialização de produtos e turismo. Em prêmios pela conquista, a seleção espanhola garantiu um valor de 23 milhões de euros (R$ 57,8 milhões). Além disso, a partida também foi recorde absoluto de audiência no país. Pela primeira vez na história, mais de 14 milhões de pessoas, 80, 9% dos televisores, assistiram a um mesmo evento. A informação é da Barlavento Comunicación. Outro dado levantado foi que o país que perdesse a decisão da Euro poderia esperar uma injeção de mais 40 milhões de euros (R$ 100,5 milhões), sem contar as premiações, só por ter conseguido chegar à final. Na semana passada, a MasterCard, em outro aferição, já havia constatado que as mulheres gastaram 140 milhões de euros (R$ 351,9 milhões) no comércio durante a competição. A média das torcedoras femininas foi de 4 milhões de euros (R$ 10,1 milhões) por jogo. Com esse resultado, elas foram responsáveis por 10% do impacto econômico em todo o torneio, que, no total, previa uma movimentação de 1,4 bilhão de euros (R$ 3,5 bilhões).