O contrato de televisão do Clube dos 13 está fechado há cerca de um mês, mas foi apresentado aos clubes, com os aditivos requisitados pela comissão de TV, apenas nesta terça-feira. Entre as alterações está a autorização, requisitada por Flamengo e Corinthians, para exibição de imagens de bastidores, que seriam veiculadas nas TVs próprias de ambos. A grande novidade, porém, é o compromisso da Rede Globo de exibir backdrops e patrocínios de camisas com maior destaque em sua programação. O acordo é uma reivindicação de longa data do mercado, e conseqüentemente dos clubes, que pedem uma exibição considerável para poderem negociar melhores valores com patrocinadores. ?Essa era uma situação que nós todos que trabalhamos com patrrocínio estávamos pleiteando junto aos clubes, para que eles brigassem com a Globo por isso. Acho que é uma vitória tanto do Clube dos 13 como da própria emissora, que entende a import”ncia disso para o mercado?, disse José Carlos Brunoro, presidente da Brunoro Sport Business, que não acredita em um crescimento direto do mercado por causa da medida. ?Acho que não vai, necessariamente, inflar nada. Você vende sempre que está incluso uma visibilidade ?x?, então já estava previsto. É que não estava entregando muito bem. É uma correção de rumo. Mas é lógico que o retorno maior pode gerar um aumento no valor das negociações?, concluiu o especialista, em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte. A tendência da Globo no sentido de ceder a essas pressões é antiga. Em setembro do último ano, em entrevista à primeira edição da Revista da Máquina do Esporte, o dirigente da emissora adiantou que conversava com os clubes sobre essa possibilidade. Outros dois aditivos foram inseridos no acordo inicial. O primeiro fala em um aumento na verba publicitária proveniente do pay-per-view. O segundo desobriga as agremiações a usarem numeração fixa nas camisas, regra incluída na primeira versão do contrato.