Apesar de não ser uma das patrocinadoras oficiais dos Jogos Olímpicos de Pequim, a Nike classificou o evento como o melhor da história. Mesmo com o cerco fechado que o Comitê Olímpico Internacional (COI) fez contra a exibição de marcas de empresas que não apoiavam as Olimpíadas, a fabricante norte-americana diz que arrecadou um montante considerável. ?Com o desempenho da equipe olímpica da China e os efeitos que isso gerou no marketing do país; a performance do time norte-americano e todos os retornos que isso traz nos Estados Unidos; as conquistas das outras afiliações e a relação disso com os atletas fizeram com que esses Jogos fossem o melhor da história para a marca?, afirmou a Nike, em nota divulgada pela ?CNBC?. ?Nós ultrapassamos a quantia de US$ 1 bilhão (R$ 1,6 bilhão) na China. Nós excedemos o valor previsto anteriormente. Nós somos a marca número um no país e, pesquisas mostram que o nosso concorrente mais próximo está a 30% abaixo?, completou a empresa. A Nike, que começou a investir no país oriental em 1980, contou também com a ?vista grossa? do COI para suas campanhas de marketing durante os Jogos. Enquanto a entidade fazia de tudo para impedir a publicação de marcas não-parceiras nas competições, a empresa norte-americana contou com privilégios, podendo veicular ações com atletas que participavam das Olimpíadas.