Os US$ 680 milhões oferecidos pela Nike não foram suficientes para fazer com que a Alemanha rompesse a tradicional parceria com a Adidas, que já dura 50 anos. Nesta sexta-feira, a Federação Alemã de Futebol (DBF) anunciou a extensão do contrato com a marca das três listras até 2018. O compromisso vigente entre a DBF e a Adidas vai até 2010. Nos primeiros quatro anos do próximo acordo, a fabricante esportiva pagará US$ 27 milhões anuais a todas as categorias da seleção alemã. Já nas últimas quatro temporadas, o valor aumentará para US$ 34 milhões. Segundo a imprensa local, o contrato prevê ainda a construção de cerca de mil campos de futebol ao redor do país. A oficialização da renovação deve gerar polêmica, já que alguns representantes da Bundesliga, entidade que reúne os times da primeira e da segunda divisão da Alemanha, eram contra a assinatura de um novo vínculo com a Adidas. “Temos dúvidas sobre a duração e o conteúdo do contrato. É impossível aprovar esse acordo porque representamos todos as 36 equipes profissionais do país”, afirmou o presidente da organização, Reinhard Rauball. O descontentamento dos times tem uma explicação: caso a Nike fosse a escolhida, o montante destinado aos clubes seria US$ 68 milhões maior. A marca norte-americana tentou incluir a seleção alemã no seu portfólio durante os últimos nove meses, sem sucesso.