Uma das principais virtudes do meio esportivo é a sua capacidade de levantar bandeiras e atrair a atenção do público para causas sociais. Pensando nisso, a rede de fast food McDonald”s recrutou uma série de representantes do esporte para celebrar a 19ª edição do McDia Feliz, que foi realizado no último sábado, dia 25 de agosto. Neste ano, o técnico da seleção masculina de vôlei, Bernardinho, e a mulher Fernanda Venturini foram nomeados padrinhos nacionais da campanha de combate ao c”ncer infanto-juvenil. Além deles, o ganhador de sete medalhas de ouro nos Jogos Parapan-Americanos, Clodoaldo Silva, foi o ícone do evento no Rio de Janeiro. O maior número de contribuintes, no entanto, saiu do futebol. Pelo segundo ano consecutivo, o Atlético Mineiro aderiu à data e escalou o jogador Rafael Miranda para representá-lo. O clube doou 23 camisas oficiais autografadas para serem leiloadas pelo Instituto McDonald”s. “O Atlético sempre apóia ações desse tipo por entender que o futebol tem um papel importante junto à sociedade. Desde 2006, o McDia Feliz integra a política de causas sociais do clube e esperamos aumentar sempre o apoio à esta campanha”, afirmou o gerente de marketing do time mineiro, Álvaro Cotta, lembrando que a iniciativa foi amplamente divulgada na edição anterior. “O clube jogou no dia 25 de agosto pelo Campeonato Brasileiro da Série B com a logo do McDia Feliz na manga da camisa e conseguiu com a FBA [empresa gestora da segunda divisão nacional] autorização para divulgar a ação em placas de publicidade na partida que foi transmitida pela Rede Globo. Também aplicamos a marca da campanha no back drop de entrevistas”, completou o dirigente. Já o Grêmio transformou a sua loja oficial em um ponto-de-venda dos tickets antecipados para a compra do Big Mac. Os gaúchos também cederam uma camisa para o Instituto do C”ncer Infantil do Rio Grande do Sul, uma das entidades do estado selecionadas para receber a renda desta edição. A meta de R$ 10 milhões de faturamento deste ano contou ainda com o apoio do Santos. O time paulista doou duas camisas oficiais autografadas por todo o elenco para o leilão do McDonald”s. O atacante Fabiano e o Baleião, mascote da equipe, estiveram em uma filial da cidade para participar da ação promovida pelo restaurante. ?É um orgulho e uma honra muito grande ver o Santos participando e colaborando com uma festa dessa import”ncia. Trata-se da maior campanha de luta contra o c”ncer infanto-juvenil no país. Esperamos engrandecer ainda mais o evento, que é muito importante para a sociedade?, disse o presidente Marcelo Teixeira em entrevista ao site oficial do clube. Desde sua primeira edição no Brasil, em 1988, o McDia Feliz já destinou quase R$ 60 milhões a mais de 100 instituições de mais de 20 Estados ? no evento do ano passado foram R$ 8,6 milhões, com a venda de mais de 1,2 milhão de sanduíches Big Mac.