Recém-criada, a associação que defende os interesses comerciais de todos os clubes profissionais do Paraná pode marcar sua primeira negociação com uma mudança radical nos valores dos direitos de transmissão de TV do Campeonato Estadual. Interessada em aumentar consideravelmente os R$ 2 milhões anuais previstos em contrato, a FutPar já solicitou uma reunião com a Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O valor, considerado irrisório pelos clubes, é o grande motivo de insatisfação. O impasse, no entanto, só deve começar a ser definido no fim de setembro, quando o presidente da entidade, Joel Malucelli, voltar de uma viagem à Europa. A idéia da FutPar é chegar à reunião, que ainda não foi marcada pela RPC, retransmissora da Globo no estado, com um estudo do mercado em mãos. Com valores de cotas de patrocínio e uma comparação com o montante de outros estados, os clubes esperam aproximar o Paranaense de outros estaduais, como o Mineiro e o Gaúcho. ?Ainda não temos como falar de valores porque essa pesquisa não está pronta, mas o que está no contrato é absurdo. Queremos sentar e conversar. É lógico que não é possível comparar com o Paulista e o Carioca, que têm outro mercado por trás, mas dá para melhorar muito?, disse Mauro Holzmann, diretor de marketing da FutPar e do Atlético Paranaense. O contrato entre as partes é válido até 2012, mas a ausência do clube da Arena da Baixada e de outras equipes que subiram à primeira divisão nesta temporada deve forçar a RPC a negociar. A princípio, a entrada de uma concorrente no processo está descartada. Nos últimos dias, a imprensa local especulou que a Bandeirantes, cuja emissora local pertence a Joel Malucelli, poderia brigar pela competição. ?É complicado pensar em uma disputa porque temos um contrato em vigor, e como todo contrato há uma multa rescisória. Acho que o que foi falado é boato, justamente pela ligação do Joel com a Band daqui?, concluiu Holzmann.