Empolgada com os resultados obtidos na Eurocopa e nos Jogos de Pequim, a Adidas não pretende puxar o freio de suas ações de marketing devido à crise que assola o mercado financeiro em todo o mundo. A fabricante é patrocinadora da seleção espanhola, campeã do torneio europeu, e parceira do Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo Herbert Hainer, conselheiro delegado da empresa, a situação econômica global é grave, mas a ascensão da marca, que deve crescer 15% neste ano, não permite um hiato de investimentos. A Adidas redireciona 13% do total de suas vendas para ações publicitárias. ?Não vamos cortar a verba para publicidade porque isso não é um gasto, é um investimento para o futuro. O esporte vive uma situação especial e todo o setor de varejo será afetado pela crise. No entanto, diminuímos a dist”ncia para nossa principal concorrente [Nike] e a meta e crescer ainda mais?, disse o executivo ao site espanhol ?Expansión?. A euforia está baseada, principalmente, na visibilidade alcançada em mercados considerados estratégicos para a Adidas, como a China. Após as Olimpíadas, os alemães incrementaram o conhecimento de sua marca no país em 24%, de acordo com estudo da Mediaege.cia. ?Em 2010, nosso faturamento na região, onde 4% da população compra nossos produtos, vai chegar a US$ 1 bilhão. É o segundo principal mercado, atrás apenas dos Estados Unidos. Nosso próximo passo estratégico é a Índia?, revelou Hainer, que também citou a Espanha, turbinada pelo título da Euro, como outro destaque mercadológico da empresa. ?Agora, todo mundo está enfrentando dificuldades econômicas, que são maiores em determinados países. Os espanhóis são esportistas e conhecem nossa marca. Por isso, ainda que a economia não seja o ponto forte do país, acredito que ganharemos cota de mercado ali em 2009 ou 2010?.