Fora da Liga dos Campeões da Uefa, o Milan foi atrás de uma ?fonte de receita? extra para suprir a ausência na maior competição da Europa em termos financeiros. O clube italiano confirmou, nesta quarta-feira, o empréstimo de David Beckham por cerca de três meses. Os valores que envolvem a negociação ainda não foram divulgados. O inglês atuará pelo Milan, cedido pelo Los Angeles Galaxy, durante a pausa da Major League Soccer (MLS). O time californiano já foi eliminado desta temporada e só voltará a jogar em abril de 2009. A apresentação de Beckham está marcada para janeiro. ?O Milan perde muita renda fora da Liga dos Campeões. Essa é uma estratégia do clube para suprir essa perda. Levando em conta o histórico do Beckham, essa é uma contratação muito mais mercadológica do que esportiva?, afirmou Maurício Fragata, sócio da Fragata Marketing de Entretenimento. Segundo o último levantamento da empresa de consultoria brit”nica Deloitte, o Milan é o sexto clube mais rico do mundo, com arrecadação de 227,2 milhões de euros no ano fiscal 2006/07, quando ficou com o título europeu. Na ocasião, os “rossoneri” foram premiados com 40 milhões de euros pela conquista. No mesmo ano, o Sevilla, campeão da Copa da Uefa – torneio disputado pelo Milan nesta temporada – ganhou apenas 6,5 mi de euros. O próprio presidente do Milan, Adriano Galliani, deixou escapar nas entrelinhas que o clube pretende usá-lo como ?chamariz? midiático, principalmente para a torcida. ?Beckham escolheu o Milan. Nossa equipe é muito competitiva e seguirá assim, ou até melhor, porque ele nos dará mais opções. Levamos 65 mil pessoas ao estádio no jogo contra a Sampdoria. O Milan já é um grande produto. Sem dúvida, é mais provável que o Beckham traga mais torcedores ao clube?, disse o dirigente. Aos 33 anos, o ex-capitão da seleção inglesa deve repetir o fenômeno visto na chegada de Ronaldinho Gaúcho ao clube. Em apenas uma semana, o Milan faturou R$ 310 mil com a venda das camisas com o número 80, utilizada pelo brasileiro. Beckham pode ainda igualar ou superar o próprio feito no Real Madrid, quando vendeu 3,2 mil camisas e ?rendeu? 250 mil euros em seu primeiro dia de clube. Para Fragata, o jogador também elevará o Campeonato Italiano a um novo patamar no marketing. ?Por mais que muita gente aqui não tenha essa noção, o Beckham é um grande atrativo. Com ele, o Milan vai turbinar sua venda de camisas, vai poder falar com o público feminino, entre outras coisas. E isso é um efeito dominó que vai acabar beneficiando a própria competição?, concluiu o especialista.