O sucesso de Felipe Massa na última temporada da Fórmula 1 mexeu com a estratégia da Shell no fim do ano. Ciente da força do piloto, a marca usou a imagem do ferrarista nas suas ações às vésperas do GP Brasil. Em 2009, porém, a exceção não deve virar regra, e a parceria tecnológica com a escuderia italiana deve seguir norteando o trabalho da empresa. ?A Shell está dentro das fábricas da Ferrari. É um patrocínio que vai além da exposição do logo, nós temos um desenvolvimento impressionante da marca com eles. Por isso, no ano que vem nós vamos seguir trabalhando mais com a equipe em si?, disse Ingrid Buckmann, gerente da marca no Brasil. A opção não tem a ver com uma limitação contratual. Segundo a executiva, a utilização da imagem dos pilotos está dentro do acordo entre as partes, uma vez que eles são considerados parte da escuderia. O próprio Felipe Massa, por exemplo, não recebeu nada a mais por ter estrelado a campanha da nova gasolina V-Power no fim deste ano. Essa manutenção de estratégia não se restringe à utilização do contrato com a Ferrari. Muito ligada à Fórmula 1, que além de propagar a marca ainda ajuda a desenvolver o produto, a Shell não planeja, apesar do assédio, atuar em outras categorias. ?O pessoal da Stock Car está procurando a gente, mas é complicado. Nós vamos patrocinar, por exemplo, o Desafio das Estrelas de Kart, que é organizado pelo Felipe Massa, mas aí faz parte da estratégia. Hoje nós não temos intenção de sair muito disso?, concluiu.