Um dos mercados esportivos em expansão no Brasil será o foco das ações de marketing da Adidas em 2007. A prática de corridas de rua, conhecida como running, será a grande aposta da empresa para conquistar o primeiro lugar entre as marcas esportivas no país. A expectativa em torno dos resultados é tanta que a companhia investiu pesado para superar as rivais no mercado. Mesmo sem revelar valores, o gerente de marketing da Adidas, Luciano Kleiman, afirma que é o maior investimento feito pela empresa no país. Superior, inclusive, ao valor total do aporte feito no futebol em 2006, ano em que foi realizada mais uma edição da Copa do Mundo, na Alemanha, terra da companhia. “Posso afirmar é que essa é a maior verba que a Adidas já teve no Brasil”, destaca Kleiman. “Juntou uma grande oportunidade de mercado, com uma grande coleção e resultou na nossa principal estratégia para 2007”, completa. “Não é segredo que a Adidas vem em um ritmo muito intenso de crescimento, crescendo numa média superior a 40% nos últimos cinco anos. Isso possibilita que a empresa aumente o investimento na área de marketing. Comparando com 2006, os números permitem que a gente tenha uma verba ainda maior do que a utilizada na Copa do Mundo”, afirma. Sustentar todo o planejamento de marketing no running pode parecer uma aposta arriscada. Kleiman, no entanto, assegura que esse é um mercado com grande potencial para ser explorado. “A cada duas semanas, pelo menos, existe um evento com no mínimo 10 mil participantes em São Paulo. O cenário se repete em outras cidades brasileiras. É uma oportunidade tremenda, principalmente porque a Adidas tem uma linha de produtos voltados ao running muito forte”, afirma. Ao todo, a Adidas vai apoiar 12 corridas ao longo do ano, além de outros eventos ligados ao esporte. A primeira corrida vai acontecer já no próximo domingo, no Pacaembu, em São Paulo. A prova vai abrir o projeto “Circuito das Quatro Estações”, com uma edição realizada em cada estação climática do ano. Em cada um desses lugares em que ocorrem as provas, a empresa terá um caminhão ambulante, com produtos, suporte médico e de hidratação para os corredores. O objetivo é fazer com que a marca se identifique ainda mais com o esportista.