Epicentro da crise financeira mundial, os Estados Unidos devem sofrer uma retração importante em termos de publicidade no próximo ano. A informação é do instituto Magna, que entende que o setor vai sofrer um decréscimo de 4,5% em relação a 2008, atingindo US$ 259 bilhões (R$ 624 bilhões). O principal fator da queda é, indiscutivelmente, a instabilidade financeira mundial, mas o aporte considerável dispensado nos Jogos Olímpicos e na campanha presidencial também faz diferença, segundo Robert Coen, diretor do instituto, que apresentou os resultados em uma conferência mundial. Prova disso é que a previsão de queda é quase exclusiva dos Estados Unidos. Segundo a mesma aferição, a tendência para o resto do mundo é de aumento de 2,7% no valor dos investimentos, que chegariam a US$ 382 bilhões (R$ 921 bilhões). Na soma dos dois resultados, o investimento mundial em publicidade deve bater na casa de US$ 640 bilhões (R$ 1,5 trilhão), com retração de apenas 0,3%, ressaltando o papel norte-americano no processo. De acordo com o instituto Magna, é o terceiro ano consecutivo que a verba publicitária sofre queda, número recorde desde a depressão do início da década de 1930.