A F-3 Sul-Americana deve anunciar, nos próximos dias, suas novas parceiras de mídia para a temporada 2009. BandSports, Speed Channel e RaceTV devem substituir o Sportv, e simbolizarão, somadas à renovação tecnológica dos carros, a vontade de afirmação da categoria como base do automobilismo de monopostos na região. As novidades em termos de direitos de transmissão significam, apesar da saída da Globosat, um aumento na exibição. O acordo com a RaceTV inclui toda a temporada, e a parceria com o Speed Channel vai levar a F-3 Sul-Americana a toda a América Latina. Essa mudança deve interferir diretamente na negociação por patrocínios, em tese cada vez mais escassos em tempos de profunda crise financeira. A categoria, no entanto, está otimista. Abertamente, os organizadores negociam uma parceria com o grupo Santander, que já irá expor a marca do banco Real nos carros por ter disponibilizado uma linha de crédito de R$ 3,6 milhões na semana passada. Além das instituições financeiras, outras nove empresas estariam em fase final de tratativas. O grande passo para que esse nível de mercado se torne uma constante para a F-3 Sul-Americana, no entanto, ainda não foi dado. Os organizadores sabem que o caminho para a estabilidade passa pela extensão de parcerias como aquela firmada no ano passado, que garantiu um teste na Indy Lights, um dos principais campeonatos americanos de fórmula, para Nelson Merlo, campeão em 2008. ?Como nós estávamos muito atarefados com a negociação dos novos carros, acabamos não definindo a continuidade ainda, mas acho que é só uma questão de conversar. Eles estão interessados e nós também. E queremos ir mais além. De repente vamos fazer alguma coisa do tipo também na Europa, talvez com a GP2?, disse Dilson Motta, sócio-diretor da 63MKT, empresa gestora da F-3 Sul-Americana. Atualizada às 11h37