Pela segunda vez em dois anos, Herbert Hainer, CEO e presidente do conselho executivo da Adidas, esteve no Brasil. O interesse do alemão pelo mercado nacional reflete a principal aposta de sua companhia para os próximos anos. Em busca da liderança do mercado na América Latina até 2010, a empresa tem o país como seu principal foco. A aposta se justifica pelo crescimento da Adidas Group no Brasil. Nos últimos cinco anos, a empresa ganhou participação no mercado nacional ? Adidas e Reebok respondem atualmente por 35% do segmento de marcas esportivas no país. Com isso, o Brasil passou a ser um dos dez maiores pólos da companhia em todo o mundo. Esses números explicam o porquê de o país ser o centro de um plano de expansão da Adidas para América Latina. A região responde pelo crescimento mais acelerado da companhia no mundo e ganhou 39% de mercado nos primeiros nove meses de 2008. Soma-se à euforia gerada pelos números positivos na região a iminência da Copa do Mundo. Apesar de ainda ter como principal foco o evento de 2010, na África do Sul, a Adidas já começa a se preparar para a edição seguinte, que será realizada no Brasil. A expectativa da Adidas para a Copa do Mundo de 2014 é recriar ações de grande porte que a marca fez nos últimos eventos em que esteve presente, como o Mundial de 2006 e a Eurocopa do ano passado. Para isso, porém, a empresa quer aumentar sua participação no mercado durante esta temporada, sem a realização de nenhum grande evento. ?Temos muitos planos para o mercado brasileiro. Trata-se de uma região muito importante para os nossos planos, e vamos investir muito nisso durante os anos seguintes. O Brasil pode esperar grandes coisas da Adidas até a Copa?, projetou Hainer em entrevista coletiva.