Desde que a crise financeira internacional tomou conta dos noticiários, notícias de empresas que reduziram investimento ou adotaram postura mais cautelosa tornaram-se corriqueiras. A Inbev, contudo, optou por via contrária e tenta aproveitar a recessão para ganhar mercado nos Estados Unidos. A aposta da fabricante de bebidas é a cervejaria Anheuser-Busch, adquirida recentemente. A despeito do momento econômico desfavorável e das mudanças administrativas, a empresa manterá sua verba de marketing para o mercado norte-americano em 2009 e adotará estratégias mais incisivas de comunicação. A lógica que norteia essa decisão é que a crise diminuirá os preços para os anunciantes. Com isso, a Anheuser-Busch poderá usar a mesma verba do ano passado e distribuir em um número maior de ações. Nesse cenário, o esporte será a principal plataforma para a cervejaria. A empresa é uma das principais patrocinadoras do setor nos Estados Unidos e chegou a US$ 1 bilhão (R$ 2,2 bilhões) de aporte a esse segmento apenas no ano passado. ?Dizer que estamos realmente aumentando o nosso gasto com esportes em 2009 é uma história incrível, mas não estamos falando de números tão dramáticos. É um pouco para cima, muito mais pela oportunidade de fazer seu dólar ir mais longe?, explicou Dan McHugh, vice-presidente de mídia da cervejaria, à agência ?Reuters?.